Os Melhores Filmes LGBTQ+ de 2021

Outra tradição importante do nosso site, como vocês já devem lembrar, é recapitular os melhores filmes com temática LGBTQ+ no ano que passou e dar visibilidade às histórias dessa comunidade que, na maioria das vezes, não recebe a atenção que merece! E sempre que falamos de filmes que abordam a temática queer, encontramos um universo gigantesco de obras que podem ser incluídas, por isso é importante especificar de que tipos de filmes estamos falando nessa lista. A minha definição de filmes LGBTQ+ aptos a serem citados aqui englobam histórias cujo foco do filme está numa personagem LGBTQ+, o protagonista ou co-protagonista é queer de alguma maneira, seja ela em termos de sexualidade, identidade de gênero, expressão de gênero, e assim por diante. É preciso ficar claro em algum momento da trama que esse protagonista é queer, de preferência ainda na primeira metade do filme, para que esse elemento não seja simplesmente usado como uma surpresa no fim da história. Há obras maravilhosas cuja personagem principal é subentendida como queer ou cuja confirmação de que ela seja LGBTQ+ acontece nos últimos segundos da narrativa. Nesses casos, os filmes aparecerão nas menções honrosas. Espero que tenha ficado claro o bastante! Como explicado em outras listas de final de ano, os filmes citados aqui chegaram ao Brasil (nos cinemas, festivais, streamings, aluguéis) em algum momento de 2021, mesmo que tenham sido lançados em seus países nos anos anteriores. Vamos então mergulhar nessas obras corajosas que colocam a comunidade LGBTQ+ em destaque?

10. Cowboys

O período da infância de pessoas trans geralmente é conturbado e repleto de desafios, e Cowboys mostra isso de forma bastante eficiente ao trazer a história de um menino trans cuja identidade de gênero é motivo de conflito entre seus pais. Clique aqui para ler a cítica completa!


9. Valentina

Esse ótimo filme nacional disponível na Netflix conta a história de uma jovem trans lidando com os obstáculos que a sociedade lhe impões como mulher e como trans! Com uma trilha sonora suave e atuações surpreendentes, é um daqueles filmes brasileiros que nos faz ter orgulho do nosso cinema! Clique aqui para ler a crítica completa!


8. Te Llevo Conmigo

Uma mistura de documentário biográfico com ficção, essa ótima co-produção México-Estados Unidos conta a história real de um casal de mexicanos que lutou para conseguir se manter unido mesmo quando o destino parecia ter decidido mantê-los afastados. Clique aqui para ler a crítica completa!


7. Summerland

Um filme britânico que passou por fora do radar de muita gente nesse ano, Summerland é um drama histórico super envolvente e cheio de reviravoltas. Com grande elenco um ótimo design de produção, é uma daquelas surpresas incríveis que merecem uma chance! Clique aqui para ler a crítica completa!


6. Titane

O terror francês vencedor do Festival de Cannes e que deu o que falar durante o ano, Titane é um “body horror” dirigido pela incrível Julia Ducournau. Ele conta a história de uma jovem que tem uma relação íntima com carros desde que sofreu um acidente na infância e que, adulta, tem dificuldade em se conectar com pessoas. Clique aqui para ler a crítica completa!


5. Shiva Baby

Uma comédia com alguns momentos angustiantes que parecem até um filme de terror, Shiva Baby acompanha a história de uma garota que, durante uma cerimônia de velório judeu acaba tendo que lidar com a pressão da família, a relação mal resolvida com a ex-namorada e a presença de seu atual sugar daddy. Clique aqui para ler a crítica completa!


4. The Man with the Answers

Um filminho gostosinho e cheio de música boa, The Man with the Answers narra a história de dois jovens percorrendo a Itália com objetivos diferentes, mas também como muito em comum. Daqueles filmes que deixam o coração quentinho depois de assistir. Clique aqui para ler a crítica completa!


3. The Novice

Às vezes tudo o que a gente quer é um filme com uma personagem LGBTQ+ cuja história não gire somente em torno da sua sexualidade/identidade de gênero. Esse é o caso de The Novice, que traz uma remadora super competitiva obcecada por ser a melhor esportista do seu time. Clique aqui para ler a crítica completa!


2. Futur Drei

Esse filme alemão fala de identidade e de pertencimento de diversas formas diferentes. Ele acompanha três jovens, um deles que é filho de imigrantes e vive legalmente na Alemanha e de dois irmãos recém-chegados ao país buscando abrigo! É uma história bonita e muito bem contada nesse drama com uma trilha sonora excelente. Clique aqui para ler a cítica completa!


1. Flee

Um documentário feito em forma de animação com o objetivo de manter a privacidade das identidades das pessoas envolvidas, Flee conta a incrível e assustadora história de vida de um jovem gay que fugiu do Afeganistão em busca de uma vida melhor. Incrivelmente dirigido e editado, com uma histórias impactante e cheia de emoção, Flee é também um dos melhores documentários e uma das melhores animações do ano! Clique aqui para ler a crítica completa!


Menções Honrosas: Diversos filmes fabulosos acabaram ficando de fora dessa lista, talvez os que eu mais gostaria de ressaltar são o lido drama Swan Song, no qual o magnífico Udo Kier interpreta um ex-cabeleireiro relembrando momentos marcantes de sua vida; Madres Paralelas, o mais novo filme do espanhol Pedro Almodovar que, como sempre, traz muitos elementos e personagens LGBTQ+; o drama romântico Supernova, com os excelentes Colin Firth e Stanley Tucci vivendo um casal num momento difícil de suas vidas; e o delicioso musical Everybody’s Talking About Jamie que conta a história real de um jovem gay cuja vocação é ser drag queen. Vale ressaltar ainda alguns filmes que trazem uma temática queer mais subentendida ou personagens que só confirmam serem LGBTQ+ muito tarde no filme, como The Power of the Dog, Passing, Saint Maud e The Mitchells vs The Machines. E ainda alguns lindos filmes com fascinantes personagens secundários que são LGBTQ+, como Limbo, The Humans e Plan B.


Já que está aqui, que tal aproveitar para navegar? Dá uma olhada no que mais tem por aqui:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: