EVERYBODY’S TALKING ABOUT JAMIE – 2021

Tudo começou com uma história real que virou um documentário de TV da BBC, que foi adaptado para o teatro como um musical e que, por sua vez, foi adaptado para o cinema, dando origem a esse ótimo musical de comédia dramática que marca a estreia de Jonathan Butterell como diretor. Everybody’s Talking About Jamie (que em português leva o título de Todos Estão Falando Sobre Jamie) conta a história de Jamie (vivido pelo excelente Max Harwood), um adolescente de 16 anos que é o único garoto assumidamente gay da sua escola. Desde muito criança ele já tinha vontade de usar maquiagem e salto alto, e agora ele percebeu que sua vocação é ser uma drag queen. Mesmo seguro de suas decisões e com o apoio de sua carinhosa mãe, Jamie vai ter que enfrentar o bullying na escola e o abandono do seu pai para alcançar seus objetivos de vida.

Primeiro de tudo, é necessário realçar a importância de Everybody’s Talking About Jamie. Mesmo que você não goste do filme por qualquer que seja o motivo, é preciso admitir a relevância de filmes LGBTQ+ que tragam protagonistas gays afeminados num mundo cada vez mais aberto à homossexualidade desde que ela assuma características heteronormativas. Dessa forma, Jamie é um suspiro de alívio num oceano repleto de “Love, Simons” e “Love, Victors”. E isso não é apenas por Jamie ter vontade de performar como drag queen, mas porque mesmo no seu dia a dia ele tem trejeitos e formas de expressão que são considerados femininos pela sociedade na qual ele vive. Isso não quer dizer que o filme seja perfeito e acerte em todos os sentidos na hora de representar um homossexual afeminado, Jamie não tem um interesse amoroso na história, por exemplo, o que é um clichê insistente de personagens gays afeminados. Ao mesmo tempo, a relação com a mãe (interpretada maravilhosamente por Sarah Lancashire) acerta em cheio e traz falas inspiradas que precisam ser repetidas cada vez mais no cinema e na TV.

Outros elementos do filme são muito bem trabalhados, principalmente as músicas, a maioria cheia de emoção que ajuda a embalar o clima da história. O ritmo da narrativa tem seus altos e baixos, sendo um pouco lento no ato intermediário, mas tendo uma conclusão um pouco apressada e simplificada, quando vários conflitos entre as personagens acabam resolvidos de forma muito superficial. Mas isso não chega a tirar a mágica de Everybody’s Talking About Jamie, principalmente por conta do seu personagem principal e de algumas adições cruciais, como a melhor amiga do protagonista, Pritti (vivida por Lauren Patel), que sofre preconceito na escola por ser muçulmana. No fim das contas, o filme é uma bela homenagem ao verdadeiro Jamie, também conhecido como Fifi La True, seu nome em drag.

Nota 8!

No momento, Everybody’s Talking About Jamie está disponível para streaming no Amazon Prime Video. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramento que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas, para conferir onde assisti-lo no seu país!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: