TENET – 2020

Finalmente assisti ele, o grande (e quem sabe único) blockbuster de 2020: Tenet, do Christopher Nolan. O prometido e muito aguardado evento do ano que acabou fracassando graças à pandemia de covid-19, também teve uma recepção morna de crítica e público. Tenet é um filme longo, caro e complexo que conta a história do Protagonista (John David Washington), um homem cujo nome não é revelado, mas que é o verdadeiro protagonista da história e de uma série de acontecimentos motivados com a intenção de destruir e/ou salvar o planeta. Como o enredo de Tenet é repleto de reviravoltas e surpresas, não vou comentar muito sobre o que acontece na trama, mas o mais importante é saber que no universo do filme cientistas descobrem objetos com uma entropia reversa àquela em que o nosso universo está acostumado. Ou seja, em Tenet a física pode ser invertida o que faz com que a matéria percorra um caminho reverso no tempo. Loucura, né? Hahaha! Muito além disso, nem eu saberia explicar melhor o que acontece. 😛

E esse é o ponto: é realmente difícil entender o que está acontecendo no filme – e olha que sou fã de narrativas complexas de ficção científica, mas o tema do filme é intricado por si só, e como o ele também precisa esconder elementos que são revelados ao longo da trama, acaba que o entendimento do todo fica ainda mais comprometido. Porém, isso não faz do filme um experiência ruim: o universo de Tenet é interessante o suficiente para prender a atenção do espectador. Além disso, é um filme super dinâmico, onde muita coisa acontece e as duas horas e meia de duração passam voando! As cenas de ação também são ótimas e o vilão tem um bom argumento, o que enriquece a narrativa.

Ao mesmo tempo, os problemas já conhecidos de Nolan continuam lá. Tenet tem personagens femininas mal escritas e diálogos com bastante exposição, que nos levam a perguntar: se um filme com tanta exposição continua tão confuso, como ele seria sem ela? De qualquer forma, o filme é puro entretenimento, principalmente para fãs de ficção científica, como eu, mas também para quem gosta de narrativas complexas e cheias de reviravoltas! Eu realmente adoraria revisitar o universo de Tenet e explorar mais o mundo construído para o filme numa sequência ou num spin-off!

Nota 8!

Tenet estreou nos cinemas do Brasil há alguns meses e deve estar disponível para aluguel, compra ou até mesmo streaming online no mês de dezembro. Além disso, ele já é encontrado em sites de compartilhamento.


Veja também:

Um comentário em “TENET – 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: