O ORNITÓLOGO – 2016

Dirigido e co-escrito por João Pedro Rodrigues, um dos diretores LGBTQ de maior sucesso em Portugal, O Ornitólogo é uma fantasia cheia de simbolismo que mais parece uma aventura bizarra e inexplicável. Protagonizado pelo ator e modelo francês Paul Hamy, o filme conta a história de Fernando, um jovem ornitólogo que faz suas pesquisas no interior de Portugal, perto da fronteira com a Espanha. Enquanto observa as aves locais ameaçadas de extinção, Fernando sofre um acidente das corredeiras de um rio e acaba indo parar em locais inusitados onde vai encontrar pessoas que mudarão seu destino para sempre. Essa jornada, por sinal, é inspirada na vida de um dos santos mais importantes na história portuguesa, o Santo Antônio de Lisboa.

O Ornitólogo não é um mero filme gay como tantos outros, nem mesmo um estranho filme gay como vários já dirigidos por João Pedro Rodrigues. Ele é muito difícil de decifrar, principalmente se você for assisti-lo sem algum conhecimento prévio do enredo. Ainda assim, há algo de encantador e mágico nesta narrativa misteriosa e inovadora de autodescoberta. Por isso, mesmo para aqueles que, como eu, desconhecem a trajetória do santo que inspira essa narrativa, o filme terá algum valor.

Ainda assim, devo dizer que definitivamente não sou fã de histórias que envolvem algum tipo de conversão religiosa. Como ateu, acho isso um insulto, mas muitos filmes insistem em trazer essa narrativa desrespeitosa e ultrapassada. Em O Ornitólogo, no entanto, apesar dessa narrativa ser trazida mais uma vez, ela não é trabalhada uma forma convencional e degradante, felizmente. Não que isso seja o suficiente, mas ajudou a me deixar um pouco menos desconfortável. E preciso ressaltar que, ao final do filme eu não sabia o que pensar, estava confuso e mesmo com algumas pesquisas para entender a maioria das intenções por trás da história, continuei um pouco perdido. Há tantas metáforas que nem sempre podemos nos assegurar do que está acontecendo ou de qual seu significado. E devo dizer que o estilo de atuação do protagonista não ajudou muito. Ainda assim, a experiência de assistir essa jornada foi certamente muito única, e isso é sempre positivo. Além disso, o visual do filme é lindo e a mistura de temas religiosos com aspectos sensuais e até mesmo eróticos traz uma reflexão e uma crítica contundente à forma como se imaginou a religiosidade através dos tempos.

Nota 6.

No momento, O Ornitólogo (que em inglês leva o título de The Ornithologist) está disponível para streaming no Mubi e para aluguel no Google Play.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: