THE BATMAN – 2022

O mais novo filme inspirado pelo icônico personagem dos quadrinho da DC, The Batman (somente Batman na versão em português do Brasil) é um suspense que se passa no início da carreira de Bruce Wayne como vigilante nas noites de Gotham City. Sem conexões com o universo estendido que incluiu outros filmes recentes da DC, The Batman é dirigido pelo cineasta estadunidense Matt Reeves, que assina o roteiro ao lado do escritor Peter Craig. O filme deve iniciar uma nova franquia do personagem Batman e acompanha as tentativas do super-herói (vivido agora por Robert Pattinson) de parar a série de assassinatos cometidos pelo enigmático vilão Riddler (em português, Charada, interpretado por Paul Dano). Para isso ele irá contar com a ajuda da garçonete Selina Kyle/Catwoman (Mulher-Gato em português, vivida pela sempre incrível Zoë Kravitz); do chefe de polícia James Gordon (interpretado por Jeffrey Wright); e do seu fiel escudeiro e mentor Alfred (vivido por Andy Serkis).

Com um elenco competente e uma abordagem bastante sóbria, The Batman consegue trazer novidades muito bem-vindas para esse personagem já tantas vezes adaptado para o cinema. O primeiro destaque positivo do filme está nos visuais inspirados e na excelente atmosfera de tensão e suspense que ele entrega já nos primeiros minutos. Numa Gotham City que mistura o já conhecido clima gótico com uma pegada mais cyberpunk repleta de neon em alguns momentos, o filme acerta em cheio no design de produção. Esse ótimos elementos visuais vão ao encontro da música composta pelo sempre eficiente Michael Giacchino. Ainda assim, alguns momentos do filme não conseguem segurar os aspecto mais pastelão tão atrelado ao universo Batman dos cinemas. O texto às vezes exagera no melodrama e até mesmo o figurino que deixa Robert Pattinson duas vezes maior do que ele realmente é são alguns exemplos dessa característica mais bizarra do filme que se sobressai aqui e ali, embora os esforços da eficiente direção de Matt Reeves consigam prevalecer e manter o tom frio e sério da obra. Outros elementos mais problemáticos do universo vigilante do Batman (que somente pelo fato de ser um vigilante já é em si tortuoso) estão presentes no filme, embora sejam minimizados pela forma de atuação do antagonista.

Nota 7

No momento da publicação deste artigo, The Batman está disponível nos cinemas de diversas cidades, bem como na plataforma de streaming da HBO Max do Brasil, além de aluguel no iTunes e no Google Play. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: