TITANIC – 1997

Poucos filmes são capazes de marcar a história do cinema de forma tão intensa quando Titanic (que mantém o mesmo nome em inglês e português) conseguiu fazer no final da década de 90. Foi um marco cultural tão intenso que se instalou na memória coletiva e é até hoje lembrado como um dos momentos mais importantes da história do cinema. Um filme épico de romance e desastre dirigido, escrito, produzido e co-editado pelo cineasta estadunidense James Cameron, Titanic incorpora aspectos históricos e ficcionais, e se baseia em relatos do naufrágio do navio RMS Titanic. O filme é protagonizado por Leonardo DiCaprio, no papel de Jack Dawson, e Kate Winslet, como Rose DeWitt, dois membros de diferentes classes sociais que se apaixonam a bordo do navio durante sua malfadada viagem inaugural. Aos 101 anos, Rose reconta a história de sua vida a bordo do Titanic, 84 anos depois, para um grupo de pesquisadores à procura dos destroços do navio nas profundezas do Oceano Atlântico. Então acompanhamos uma jovem Rose embarcar no navio com sua mãe e seu noivo. Enquanto isso, Jack ganha suas passagem de terceira classe a bordo do Titanic num jogo. Mesmo com as diferenças sociais, os dois jovens se aproximam e iniciam um intenso romance sem saber que uma tragédia de proporções assustadoras se aproxima.

O que dizer sobre Titanic que já não tenha sido dito tantas e tantas outras vezes? O vencedor de onze estatuetas do Oscar é impressionante e inesquecível. Uma produção colossal do tipo que pouquíssimas vezes se arriscaram a tirar do papel ao longo de um século de cinema. James Cameron já vinha se estabelecendo como um diretor de sucesso com outros projetos grandiosos, como Terminator 2: Judgment Day (O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final), mas foi com Titanic que seu nome se tornou sinônimo de filmes grandiosos e projetos ambiciosos, como Avatar, quase uma década depois. Tudo funciona nesse épico gigantesco, principalmente os efeitos visuais que nos transportam a bordo do maior navio de passageiros até então construído. E o roteiro, por mais clássico e pouco imaginativo que seja, consegue nos envolver na história de amor impossível entre Jack e Rose. É uma obra que vai ficar para sempre lembrada como um dos maiores feitos da indústria cinematográfica, um fruto de seu tempo que dificilmente veremos novamente nas telonas.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, Titanic está disponível para streaming na Star+ do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: