PERSÉPOLIS – 2007

Esta incrível animação baseada nos quadrinhos da escritora iraniana Marjane Satrapi é um “coming of age” emocionante. Dirigido pela própria Satrapi em colaboração com o francês Vincent Paronnaud, o filme, assim como os quadrinhos, conta a biografia de Satrapi, desde a sua infância em Teerã, capital do Irã, onde cresceu sendo fã de filmes do Bruce Lee enquanto sonhava em um dia ser uma profetisa, até sua vida adulta. A história de vida da pequena Marji, como ela era chamada pela família, é fortemente influenciada pelo contexto político e social do Irã dos anos 1970 e 1980. Pertencendo a uma família de classe média, Marji tem acesso a uma boa educação e é fã da cultura ocidental, que é proibida pelo novo governo iraniano da época. Com um temperamento forte e sempre firme das suas convicções, a garota, já adolescente, corre risco de se tornar prisioneira política e é enviada pelos pais para estudar na Áustria, onde ela descobre como é se sentir fora da sua terra-natal.

Apesar de ser um drama cheio de temas difíceis, Marjane Satrapi faz um trabalho incrível na escrita da sua obra, colocando momentos de humor fabulosos, principalmente quando narra a sua visão de mundo ainda quando criança. O filme discute a troca de poder no país e a forte influência dos EUA e do Reino Unido que queriam manter seus interesses intactos, o que é essencial para o entendimento das questões políticas mundiais da época. Os traços dos quadrinhos de Satrapi são mantidos no filme, o que é ótimo, porque além de serem traços belíssimos, eles configuram uma identidade própria para a obra, diferente de outras animações ocidentais. No fim das contas, Persépolis é justamente um filme sobre isso: amadurecimento e identidade, sobre descobrir quem você é num mundo que tenta limitar as suas escolhas, principalmente quando você vem de um país e de uma cultura pouco compreendidos.

Nota 10!

Atualmente, Persépolis (que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação) não está disponível em plataformas de streaming ou de aluguel do Brasil, embora seja encontrado em sites de compartilhamento online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: