TOP GUN – 1986

Um filme que representa os anos 80 como poucos, Top Gun (ou Top Gun – Ases Indomáveis, na versão em português do Brasil) é uma aventura cheia de ação nos ares dirigida por Tony Scott. O roteiro foi escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr., e foi inspirado num artigo intitulado “Top Guns”, publicado na revista California três anos antes. Na trama, o jovem tenente Pete ‘Maverick’ Mitchell (vivido por Tom Cruise) e seu amigo e copiloto Nick ‘Goose’ Bradshaw (interpretado por Anthony Edwards) são aceitos numa escola de treinamento de elite para pilotos de caça, o que é um sonho se tornando realidade. Lá se envolve com Charlotte Blackwood (vivida por Kelly McGillis), uma de suas instrutoras, e enfrenta um competidor à sua altura, o competente Tom “Iceman” Kazansky (interpretado por Val Kilmer). Mas uma tragédia, assim como fantasmas do passado, ameaçarão os sonhos de Pete de se tornar o melhor piloto da escola.

Top Gun tem dois grandes méritos a seu favor: uma incrível fotografia, que une imagens impressionantes de caças fazendo as mais incríveis manobras nos céus, tanto do ponto de vista externo quanto de dentro dos próprios aviões; e a trilha sonora, com algumas das músicas mais marcantes da década de 80, incluindo a vencedora do Oscar de Melhor Canção Original pelo filme, a popular “Take My Breath Away”. São os principais destaques do filme, que nos fazem sentar para assistir uma história que não é a mais original nem a mais interessante. Os obstáculos do protagonista são óbvios e o desenvolvimento da narrativa é confuso, sem falar nas longas sequências que usam uma linguagem militar que é praticamente impossível de acompanhar. O elenco, por sua vez, entrega boas atuações e não há como negar o fato de que Tom Cruise possuía um charme único. Ainda assim, o romance da história não convence e a relação entre o protagonista e seu rival, que beira ao homoerotismo, é muito mais envolvente.

Nota 5.

No momento da publicação deste artigo, Top Gun está disponível para streaming na Star+, no Telecine e no Now, assim como em diversas plataformas de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: