AVATAR – 2009

Tendo em vista o futuro lançamento de Avatar 2: O Caminho da Água, que tal fazer uma viagem no tempo e ir revisitar um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos? O ano era 2009 quando Avatar (que mantém o mesmo nome em português do Brasil e também é conhecido como James Cameron’s Avatar) é um filme épico de ficção científica estadunidense dirigido, escrito, produzido e co-editado pelo veterano cineasta James Cameron. O filme se passa em meados do século 22, quando os humanos estão colonizando Pandora, uma exuberante lua habitável que orbita em torno de um planeta gigante gasoso no sistema estelar Alpha Centauri, com objetivo de explorar o valioso mineral unobtanium. A expansão da colônia de mineração, no entanto, ameaça a continuidade da existência de uma tribo local de Na’vi – uma espécie humanóide nativa de Pandora. Nesse contexto, o o ex-fuzileiro naval paraplégico Jake (interpretado por Sam Worthington) para uma importante missão, mas vai acabar se envolvendo com Neytiri (vivida por Zoe Saldana), uma jovem da tribo ameaçada pela exploração humana. O título do filme refere-se a um corpo Na’vi geneticamente modificado operado a partir do cérebro de um humano localizado remotamente que é usado para interagir com os nativos de Pandora e é a forma que Jake se utiliza para interagir com Neytiri e sua tribo.

Em suas quase três horas de duração, Avatar conta uma história bastante familiar onde os colonizadores destroem tudo ao seu redor em nome do lucro. E o foco num desses colonizadores que percebe seu erro e decide se juntar aos nativos também é uma narrativa revisitada diversas vezes no cinema em filmes como Dances with Wolves e Pocahontas, por exemplo, muitas vezes, inclusive, contadas de forma mais eficiente e complexa do que em Avatar. Mas o mérito desse épico do cinema não está na sua história simples, mas bem intencionada – ele está nos avanços tecnológicos que o filme trouxe para a indústria cinematográfica. Avatar conta com efeitos especiais revolucionários para a época e ajudou a popularizar o uso de 3D nas salas de cinema ao redor do mundo. No lançamento do filme, eu mora em Nova York e tive a chance de assistir a essa ficção científica visualmente impressionante numa das maiores salas de cinema do mundo com a tecnologia IMAX, foi uma experiência inesquecível que eu não vejo a hora de repetir com a sequência tão aguardada de Avatar que finalmente chegará aos cinemas wm 2022.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, Avatar está disponível na plataforma de streaming da Disney+ do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Um comentário em “AVATAR – 2009

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: