
Avatar: The Way of Water (Avatar: O Caminho da Água, na versão em português do Brasil) é um épico de ficção científica épica de 2022 dirigido e produzido por James Cameron. Ele co-escreveu o roteiro com Rick Jaffa e Amanda Silver a partir de uma história que o trio escreveu com Josh Friedman e Shane Salerno. Distribuído pela 20th Century Studios, é a sequência de Avatar (2009) e a segunda parte da série de filmes Avatar, que planeja ser composta de pelo menos cinco longa-metragens. Os membros do elenco Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder, Giovanni Ribisi, Dileep Rao e Matt Gerald reprisam seus papéis do filme original, com Sigourney Weaver retornando em um papel adicional, enquanto Kate Winslet se juntou ao elenco. Ele acompanha mais uma vez a história do Na’vi humanoide de pele azul chamado Jake Sully (vivido por Worthington) enquanto ele e sua família, sob nova ameaça humana, procuram refúgio com o clã aquático Metkayina de Pandora.
Treze anos depois do lançamento do filme original, Avatar: The Way of Water finalmente chega às telas de cinema para se tornar um novo sucesso de bilheteria. Em 2009 em me surpreendi com Avatar e seu visual deslumbrante e assistir uma nova aventura em Pandura nos cinemas trouxe a mesma sensação, talvez ainda mais empolgante e fascinante do que da primeira vez. O filme certamente é mais longo do que precisaria ser, mas você não sente o arrastar do tempo devido à grande quantidade de ação e de cenas hipnotizantes. No entanto, eu só gostaria que a dinâmica social de Pandora fosse tão distinta quanto a biologia do planeta. Enquanto o filme apresenta um mundo fascinante, com criaturas incríveis e paisagens exóticas, o enredo foca principalmente na luta pela sobrevivência dos Na’vi e sua resistência contra a invasão humana, deixando de explorar mais profundamente as complexidades sociais e culturais da sociedade Na’vi, e nas poucas vezes que vemos detalhes dessas estruturas sociais, elas são exatamente iguais às da Terra. Uma mudança na forma de vida e principalmente nas relações de gênero dos Na’vi teria adicionado ainda mais profundidade e riqueza ao universo criado por James Cameron. No geral, porém, Avatar: The Way of Water é um filme espetacular e emocionante, com momentos impressionantes que certamente não desapontarão os fãs de ficção científica e de filmes de ação.
Nota 8
No momento da publicação deste artigo, Avatar: The Way of Water ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming, mas pode ser alugado no iTunes e na Google Play do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥
Veja também:
Deixe um comentário