THE SIXTH SENSE – 1999

Todos nós sabemos o quanto é difícil um filme de terror ser reconhecido como uma grande obra cinematográfica, infelizmente. Mas em 1999 algo diferente aconteceu quando o fantástico The Sixth Sense (O Sexto Sentido, na versão em português do Brasil), foi um dos maiores sucessos de público e de crítica daquele ano. Uma mistura de terror sobrenatural com suspense psicológico escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, o filme estrela por Bruce Willis como um psicólogo infantil chamado Malcolm Crowe, cujo paciente, Cole (Haley Joel Osment), pode falar com os mortos. Essa estranha habilidade faz com que o garoto, de 8 anos, tenha dificuldades de se enturmar no colégio e viva paralisado com medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente. O filme estabeleceu Shyamalan como uma diretor conhecido e apresentou ao público do cinema suas características, principalmente sua afinidade por reviravoltas e finais surpreendentes.

The Sixth Sense foi, merecidamente, indicado a seis Oscars, incluindo de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme é bastante criativo na forma com a qual conduz a narrativa e constrói uma atmosfera de suspense e tensão. Os sustos são diversos, mas não é esse o maior destaque da obra, que tem uma atmosfera envolvente e arrepiante. São essas características – somadas, é claro, com a reviravolta final da trama – que fazem do filme um exemplo tão marcante de terror sobrenatural. Não há como deixar de lado as atuações, que são todas espetaculares. Bruce Willis entrega uma das melhores performances da carreira e o jovem Haley Joel Osment é uma revelação incrível. Une-se a eles a sempre maravilhosa Toni Collette, que vive a preocupada mãe de Cole. O filme é fez tanto sucesso que criou uma expectativa enorme em torno da figura de Shyamalan e de seus próximos filmes, que, infelizmente, nunca voltaram a ser tão bem produzidos quanto The Sixth Sense.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, The Sixth Sense está disponível para streaming no Star+ do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Atualmente disponível em:


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: