O ABUTRE – 2014

Um dos filmes mais perturbadores da última década, O Abutre (Nightcrawler, no original em inglês) é um ótimo filme que explora a mídia e o culto à violência na sociedade atual. Protagonizado por um espetacular Jake Gyllenhaal no que é, muito provavelmente, a melhor atuação da sua carreira, o filme é um suspense dramático dirigido por Dani Gilroy. O protagonista vivido por Gyllenhaal é Lou Bloom, um homem desesperado por emprego que decide se aventurar no mundo do jornalismo criminal de Los Angeles. Com a ajuda de Nina, uma veterana dos jornais de TV, interpretada por uma também ótima Rene Russo, Lou corre atrás do sucesso descobrindo a lucratividade do sensacionalismo e traçando uma linha tênue entre os crimes que ele documenta e as situações que ele mesmo cria na tentativa de conseguir se destacar a qualquer custo.

Como já comentei, ambos, Gyllenhaal e Russo estão fabulosos em O Abutre, os papéis caíram como luvas para esses ótimos atores (que infelizmente não foram reconhecidos em grandes premiações do cinema, pois o mundo é muito injusto). Mas o filme não vive só das atuações, embora esse seja um dos grandes destaques no caso desse ótimo suspense neo-noir visceral. A história do filme é instigante e nos coloca no olho do furacão, abordando como nós, espectadores, contribuímos para uma cultura de consumo de notícias policiais e tragédias como verdadeiros abutres sobrevoando carcaças ou esperando a morte acontecer, colaborando para o crescimento desse mercado midiático sem ética alguma. O ritmo do filme é acelerado e tenso, criando uma atmosfera imprevisível que lembra inclusive um terror psicológico e que se esforça prender a nossa atenção por quase duas horas.

Nota 9!

O Abutre está disponível para streaming na HBO Go e para aluguel no Google Play e no iTunes (clique no JustWatch para saber mais).


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: