WHAT EVER HAPPENED TO BABY JANE? – 1962

O icônico What Ever Happened to Baby Jane? (que na versão em português do Brasil leva o título O Que Terá Acontecido a Baby Jane?) é um filme que une características de suspense psicológico, drama e terror de 1962 dirigido e produzido por Robert Aldrich a partir de um roteiro de Lukas Heller. O filme é baseado no romance de 1960 do escritor estadunidense Henry Farrell, e que leva o mesmo título. A obra é estrelada por duas das maiores atrizes da época, Bette Davis e Joan Crawford, e apresenta a estreia cinematográfica do ator Victor Buono. A intensa rivalidade entre as duas protagonistas do filme, Davis e Crawford, duas das maiores estrelas de Hollywood de todos os tempos, foi crucial para o sucesso inicial do filme que, por sua vez, ajudou a revitalizar as carreiras de ambas as atrizes. A trama de What Ever Happened to Baby Jane? segue uma ex-estrela infantil envelhecida, a titular Baby Jane (vivida por uma magistral Bette Davis), atormentando sua irmã paraplégica, Blanche (vivida por uma competente Joan Crawford), uma ex-estrela de cinema, numa antiga mansão de Hollywood. O filme foi aclamado pela crítica e foi um sucesso de bilheteria, sendo indicado a cinco Oscars e venceu a categoria de Melhor Figurino Preto e Branco, com Davis recebendo sua décima e última indicação de Melhor Atriz.

Há muitos motivos pelos quais What Ever Happened to Baby Jane? se tornou um clássico do cinema adorado por fãs até hoje, sessenta anos após seu lançamento. A história do filme, com foco em mulheres mais velhas vivendo crises psicológicas, ajudou a criar um novo subgênero do suspense, o psycho-biddy (onde “biddy” é uma gíria pejorativa para mulheres idosas, algo como “bruxa”). A estética exagerada e o humor ácido também chamam a atenção e reforçam a ideia de que este é um filme diferente da maioria do que se produzia na época. Mas claro, os principais destaques são as duas grandes protagonistas, tanto frente às câmeras, quanto nos bastidores. A história de rivalidade entre as duas atrizes, tão comentada até os dias atuais, se reflete na própria trama do filme. É como se, ao assistir a What Ever Happened to Baby Jane?, o espectador tivesse também acesso às vidas de Bette Davis e Joan Crawford numa bizarra mistura de ficção e realidade que seduz qualquer fã de estrelas de Hollywood. Isso faz do filme, que tem seus problemas de desenvolvimento, muito maior que um simples suspense psicológico e o transforma num grande estudo de caso sobre o cinema em si e nossa relação com essa arte tão cativante.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, What Ever Happened to Baby Jane? está disponível para streaming na HBO Max ou aluguel no Google Play. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: