10 CLOVERFIELD LANE – 2016

Como o nome do filme já indica, 10 Cloverfield Lane (que em português leva o título Rua Cloverfield, 10) conta uma história que se passa no mesmo universo de Cloverfield, o filme do monstro que destrói Nova York, lançado oito anos antes, em 2018. Por mais que o filme se passe no mesmo universo, ele não é uma sequência direta, pelo contrário. A história de 10 Cloverfield Lane é completamente independente do antecessor e não é preciso assistir Cloverfield para entender o que acontece no filme de 2016 (muito embora eu recomende, pois ambos os filmes são incríveis). Essa nova história, dirigida por Dan Trachtenberg e escrita por Damien Chazelle, Josh Campbell e Matthew Stuecken, acompanha a jovem Michelle (vivida pela sempre competente Mary Elizabeth Winstead), que sofre um acidente de carro e acorda num abrigo desconhecido e misterioso. Ela é surpreendida por duas outras pessoas que também vivem no local, Emmett (interpretado por John Gallagher Jr.), um jovem que também foi resgatado, e Howard (vivido pelo fabuloso John Goodman), que é o dono da casa transformada num verdadeiro forte com a intenção de proteger os habitantes de um desastre químico que, segundo ele, aconteceu no mundo exterior matou milhões de pessoas. Aos poucos, Michelle e Emmett começam a desconfiar que as intenções de Howard possam ser outras e vão precisar lutar para conseguir a liberdade.

Como falei acima, embora 10 Cloverfield Lane e Cloverfield se passem no mesmo universo, os filmes são completamente diferentes e independentes um do outro. Para começo de conversa, 10 Cloverfield Lane não é um mockumentário no estilo found footage, que tenta imitar eventos reais filmados por pessoas comuns. O formato é tradicional, mas isso não faz do filme menos empolgante e angustiante. O foco aqui não está na possibilidade de que existam monstros gigantescos destruindo cidades, mas sim na reação humana quando nos deparamos com o inesperado. Dessa forma, o filme faz um ótimo trabalho ao nos colocar na pele de pessoas desesperadas por diferentes motivos, mas todos justificados até certo ponto. Quando o filme começa a questionar a sanidade dos personagens, embarcamos juntos, sem saber em quem acreditar. Muito disso também se dá pelo fato de que os atores envolvidos fazem um trabalho extraordinário, principalmente John Goodman como o instável Howard. Essa com certeza é uma adição mais do que bem-vinda ao universo Cloverfield e uma obra obrigatória para fãs de suspense e terror psicológico!

Nota 10!

No momento, 10 Cloverfield Lane está disponível para streaming na Amazon Prime Video, na Netflix, na Paramount+ e o Oi Play, ou ainda para aluguel no iTunes e na Microsoft Store. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas, para conferir de forma atualizada onde assisti-lo!


Veja também:

Um comentário em “10 CLOVERFIELD LANE – 2016

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: