BLACK SWAN – 2010

Black Swan (Cisne Negro, na versão em português do Brasil) é um filme de terror e de suspense psicológico de 2010 dirigido por Darren Aronofsky a partir de um roteiro de Mark Heyman, John McLaughlin e Andres Heinz, baseado em uma história de Heinz. O filme gira em torno de uma produção do balé Lago dos Cisnes de Tchaikovsky pela companhia New York City Ballet e a produção exige uma bailarina para interpretar o inocente e frágil Cisne Branco, para o qual a empenhada dançarina Nina Sayers (vivida por uma excelente Natalie Portman) se encaixa perfeitamente, assim como o sombrio e sensual Cisne Negro, qualidades melhor encarnadas pela nova rival Lily (interpretada por uma competente Mila Kunis). Aos poucos, Nina é dominada por um sentimento de imensa pressão quando se vê competindo pelo papel, fazendo com que ela perca seu tênue controle da realidade e caia numa espiral de loucura. O filme foi aclamado pelo público e pela crítica e acabou indicado a cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, além de Portman vencendo o prêmio de Melhor Atriz.

Intenso e chocante, Black Swan brinca com a ideia de dublês (comuns no teatro e nos musicais) e de doppelgängers, aquele sósia de origem misteriosa que aterroriza o protagonista das mais diversas formas. Nesse caso, o doppelgänger de Nina é sua principal rival, Nina, com quem ela compartilha muitas características, mas pode também ser ela mesma, em sua versão mais obscura e subconsciente. É esse jogo de significados que transforma o filme num suspense violento que nos envolve de forma arrebatadora. Fãs do cinema japonês vão encontrar similaridades entre Black Swan e o clássico anime do talentoso cineasta Satoshi Kon chamado Perfect Blue, uma vez que ambos trazem artistas que perdem o senso de realidade, mas em contextos ligeiramente diferentes. Ambos os filmes conseguem fazer o mais importante: nos inserir nas mentes de suas protagonistas e entender a angustia e a pressão que as faz perceber o mundo de forma muito mais assustadora. Em Black Swan, claro, a performance fenomenal de Natlie Portman é outro ponto que precisa ser destacado e que nos transporta para o universo problemático desse personagem inesquecível.

Nota 9.

No momento da publicação deste artigo, Black Swan está disponível nas plataformas oficiais de streaming do Star+ e do Now. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: