THE BETA TEST – 2021

The Beta Test (que mantém o título em português até o momento) é um filme que mistura suspense e comédia de humor ácido escrito e dirigido por Jim Cummings e PJ McCabe. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em março de 2021 e foi lançado nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano. Esse é o terceiro filme de Jim Cummings, cujo mais recente foi o maravilhoso terror The Wolf of Snow Hollow, que eu adorei e, por isso, fiz questão que acompanhar seu novo trabalho. The Beta Test segue Jordan Hines (interpretado pelo próprio Cummings, eficiente como sempre), um agente de talentos cuja vida vira de cabeça para baixo depois de participar de um pacto sexual secreto; curioso sobre esse misterioso evento, aos poucos ele se envolve num mundo sinistro de mentiras, infidelidade e dados digitais.

Com uma edição acelerada e um tom bem-humorado, The Beta Test mantém muitas das características das obras anteriores de Cummings, que fazem dele um cineasta único e sempre divertido de acompanhar, tanto por trás das câmeras, quanto na frente delas. Mas com um orçamento muito mais limitado do que o de The Wolf of Snow Hollow, é fácil perceber que The Beta Test não conseguiu atingir o mesmo nível de qualidade do filme anterior. Os principais problemas estão na pós-produção, com uma edição que força um pouco o uso de cores pastéis, trazendo uma certa artificialidade às imagens. Por outro lado, essa artificialidade, que pode incomodar, vai ao encontro da temática da obra como um todo, que tenta retratar a vida de um homem que finge ser quem ele não é, onde o mundo de aparências é mais importante que o muito real. O roteiro é cheio de detalhes e parece que estamos numa montanha-russa de sentimentos, geralmente com mais momentos bizarros e com emoções à flor da pele, com uma tensão que parece que pode explodir a qualquer instante. O filme faz alguns desvios que nem sempre são óbvios e o humor satírico exige um certo esforço do espectador, mas, apesar das falhas, a história é criativa o bastante para manter nossa atenção até o último segundo da obra.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, The Beta Test ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: