FRIED GREEN TOMATOES – 1991

Popular filme dos anos 90, Fried Green Tomatoes (Tomates Verdes Fritos, na versão em português do Brasil) é uma comédia dramática estadunidense de 1991 com muito mais drama do que comédia, e com um humor característico das histórias do sul dos Estados Unidos. O filme é dirigido por Jon Avnet e baseado no romance de 1987 da popular escritora LGBQ+ do Alabama, Fannie Flagg, que leva o título Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe. Com um roteiro adaptado pela própria Flagg juntamente à roteirista Carol Sobieski, a obra conta a história da dona de casa Evelyn (vivida por uma sempre espetacular Kathy Bates) que, descontente com sua vida, faz amizade com uma senhora idosa em um lar de idosos, a simpática Ninny (interpretada por uma igualmente espetacular Jessica Tandy). Evelyn fica encantada com as histórias que Ninny conta sobre as pessoas que conheceu em sua vida, particularmente pela saga de Idgie e Ruth (vividas por Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker, respectivamente), duas jovens mulheres que passaram por dificuldades e amores no Alabama na década de 1920. O filme foi muito bem recebido pela crítica e foi também um sucesso de bilheteria, arrecadando quase 120 milhões de dólares com um orçamento de apenas 11 milhões.

Indicado a dois Oscars na cerimônia de 1992, Melhor Atriz Coadjuvante para a fantástica Tandy e Melhor Roteiro Adaptado, Fried Green Tomatoes é uma daquelas obras que nos faz sorrir e nos faz chorar, além de nos envolver numa história com personagens cativantes que nos conquistam rapidamente, como acontece com contos do sul dos Estados Unidos. O maior mérito da obra talvez seja a ótima adaptação da literatura para as telas, que consegue traduzir perfeitamente o ótimo texto da talentosa Fannie Flagg – talvez por ela mesma estar envolvida nesse processo. As personagens são muito bem construídas, tanto as que acompanhamos no tempo presente (que é a década de 80, no caso), quanto as do passado, que retrata o período do entre guerras numa pacata cidade sulista – charmosa, mas também cheia de problemas. As atuações são um prato cheio e todas as quatro protagonistas femininas se destacam de alguma forma, embora eu tenha um lugar no meu coração reservado para a cativante Mary-Louise Parker. O filme talvez lembre uma “Sessão da Tarde” pelo título – que vem de um prato típico da região de onde o filme é ambientado – e talvez isso afaste algumas pessoas que pensem na obra como uma melodrama sem muito conteúdo. Azar o dessas pessoas, uma vez que Fried Green Tomatoes é sem dúvidas impactante e inesquecível, perfeito para quem gosta de boas histórias bem contadas, além de muito a frente do seu tempo!

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, Fried Green Tomatoes está disponível para streaming na Amazon Prime Video ou aluguel no iTunes e no Google Play. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: