PROMISING YOUNG WOMAN – 2020

Aviso de gatilho: o tema central desse filme envolve abuso sexual e estupro.

Em português, Bela Vingança, porém, mais conhecido por seu título em inglês, Promising Young Woman, é um daqueles filmes que deixa você sem saber o que pensar. Eu tive a chance de assistir essa ótima obra da diretora e roteirista inglesa Emerald Fennell (conhecida por ser a showrunner da segunda temporada do seriado Killing Eve) há alguns dias e até agora estou em conflito sobre minha opinião acerca de vários temas e momentos do filme, principalmente sua conclusão. O roteiro conta a história de Cassie, interpretada por uma incrível Carey Mulligan. No filme, Cassie é uma mulher que, chegando aos 30 anos de idade, não tem muitas ambições na vida, preferindo se dedicar a ações pouco convencionais. Essas ações incluem (e aqui, caso queira ser surpreendida(o) pela primeira cena do filme, que é revelada inclusive no trailer, sugiro pular para o próximo parágrafo) frequentar uma boate semanalmente e fingir que está alcoolizada, chamando assim a atenção e punindo homens que querem tirar proveito de uma mulher desacordada.

Sim, o tema do filme é delicadíssimo e toda a trajetória da protagonista envolve vingança em cima homens que cometeram abuso e/ou estupro contra mulheres. Eu, pessoalmente, sempre tive um problema com relação de filmes de vingança que mostram mais a vítima sofrendo do que ela se vingando dos abusadores/criminosos em questão. E lamento dizer que esse é o caso com Promising Young Woman. Ao mesmo tempo, a história é muito bem contada e o desenvolvimento da personagem principal faz muito sentido. O tom do filme mistura drama, suspense e comédia ácida em alguns momentos, a maioria das vezes de maneira apropriada (veja bem, a maioria!). Além disso, ele tem uma direção e um design de produção excelentes. Importante destacar mais uma vez que Carey Mulligan está extraordinária no filme, que também conta com boas atuações de Bo Burnham, Alison Brie, Laverne Cox e Connie Britton (que inclusive divide espaço com Mulligan numa das cenas mais tensas e impressionantes do filme). Por último, mas não menos importante, o filme tem uma excelente trilha sonora, com uma cena maravilhosa em que duas personagens cantam numa farmácia.

Nota 8!

Dar nota para Promising Young Woman foi dificílimo, acho que o filme mais difícil do ano para ser classificado, mas no fim das contas é uma excelente obra. Ele ainda não está disponível nas plataformas de streaming ou de aluguel do Brasil.


Veja também:

2 comentários em “PROMISING YOUNG WOMAN – 2020

Adicione o seu

  1. Acabei de ver e estou atônito. Pela cena da farmácia ser tão fofinha, eu já esperava uma mudança de tom (não vou falar muito pra ficar sem spoiler), só não esperava que fosse para aquela direção. Sempre que acontece uma cena açucarada dessas, a não ser que seja comédia romântica da sessão da tarde, sei que vem coisa por aí hahaha.

    Carey está estupenda. Só tinha visto um filme com ela até hoje (Shame), mas vou começar a prestar mais atenção. Torçamos para que seja lembrada nas premiações televisionadas.

    Mais uma ótima review, Diogo! 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: