Sundance 2022: Piggy

Um dos poucos filmes do festival de Sundance deste ano que já tinha um trailer antes mesmo de sua estreia no evento, Piggy (que no original em espanhol leva o título de Cerdita, que significa “porquinha”) é um terror cheio de suspense escrito e dirigido pela cineasta Carlota Pereda. O filme é baseado num curta da diretora que leva o mesmo nome lançado em 2018 e se apresenta como uma terror sangranto e cheio de violência. Na história, mesmo com as férias de verão chegando em sua cidade rural no interior da Espanha, Sara (vivida por Laura Galán) se mantém escondida no açougue de seus pais. Uma adolescente cujo excesso de peso a torna alvo de bullying incessante de colegas da pequena vila, Sara foge de um grupo de garotas malvadas que a atormentam na piscina de um clube da região. Ao voltar para a casa, no entanto, a jovem irá se deparar com uma situação assustadora que poderá mudar o ruma de sua vida.

Com uma premissa cheia de potencial, Piggy é basicamente um filme de vingança na qual a vida da protagonista é atormantada por todos que vivem ao seu redor. É uma metáfora para as pressões da adolescência, principalmente para aqueles que não se encaixam nos padrões de beleza da sociedade, como é o caso de pessoas gordas. O filme, no entanto, se venda como uma coisa e entrega outra bem diferente. Todas as imagens de Piggy disponibilizadas antes do lançamento fazem você acreditar que este é um daqueles filmes chocantes, cheios de violência e com sangue para todos os lados. Mas na verdade, Carlota Pereda é um filme diferente, menos original e menos impactante do que eu imaginava. O principal problema aqui realmente foi a divulgação de imagens promocionais enganosas, mas o filme tem outros problemas, como muitos antagonistas que se misturam em diferentes momentos da narrativa e que não são devidamente desenvolvidos na trama. Além disso, o ritmo é estranho e a conclusão é para lá frustrante. Para resumir, vou trazer uma das ponderações que eu sempre trago aqui: eu gosto que meus filmes de vingança tenham uma vingança de verdade, e esse não é o caso de Piggy.

Nota 3!

No momento da publicação deste artigo, Piggy acabou de estrear no Festival de Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: