Sundance 2022: Neptune Frost

Alguns filmes parecem um sonho maluco que não é feito para entender, apenas para se apreciar. E esse é o caso do estranho e encantador Neptune Frost, um filme da Ruanda que mistura aventura, ficção científica e música numa história embutida de sentimentos anticolonialistas. Dirigido pela atriz e escritora ruandesa Anisia Uzeyman e pelo rapper e poeta estadunidense Saul Williams, que também assina o roteiro da obra, Neptune Frost foi um dos filmes escolhidos para a sessão Spotlight do Festival de Sundande de 2022, que traz as obras favoritas dos curadores do festival que tiveram estreias em eventos do ano anterior (no caso aqui, o filme havia estreiado em 2021, no Festival de Cinema de Cannes, além de ter sido também exibido no Festival de Cinema de Toronto).

Neptune Frost é uma história afrofuturista ambientada numa vila da Ruanda feita de peças de computador e foca na relação entre Netune (cuja performance é feita por Elvis Ngabo e Cheryl Isheja), que é intersexual e está em fuga após executar ações como hacker, e Matalusa (Bertrand Ninteretse), que trabalha numa mina de coltan. Da união entre os dois nascerá uma maravilha virtual que colocará o futuro de todos em jogo. O filme é repleto de temas complexos e de metáforas que podem ser muito claras em alguns momentos, mas bastante sutis em outros. Algumas das temáticas abordadas incluem anticolonialismo, anticapitalismo e queerness.

Embora o enredo de Neptune Frost possa parecer obscuro, confuso e muito metafórico, suas intenções são bem claras. Esta é uma história poética de resistência contra o colonialismo, o capitalismo e a tirania, obstáculos que países africanos estão acostumados a lutar contra. Visualmente lindo e musicalmente sedutor, o filme tem alguns momentos fortes que realmente hipnotizam o público como um sonho antigo que tentamos relembrar. A narrativa enigmática, no entanto, pode se transformar num verdadeiro fardo durante as quase duas horas de filme. Ainda na primeira metade, por mais que possamos perceber como essa ficção científica futurista seja intrigante, começamos a sentir uma frustração pela dificuldade em acompanhar a narrativa, e esse sentimento perdura até sua conclusão. É uma expiriência cinematográfica única e instigante, se todo jeito!

Nota 6!

No momento da publicação deste artigo, Neptune Frost ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: