Sundance 2022: After Yang

Um dos filmes mais aguardados por boa parte do público e da crítica presente no Festival de Sundance desse ano, a ficção científica dramática After Yang, mais novo filme do cineasta Kogonada, faz agora sua estreia nos Estados Unidos. Ele já havia sido exibido no Festival de Cannes durante 2021, mas ainda está fazendo circuitos de festivais e Sundance foi uma ótima oportunidade para fãs do cineasta, que já havia conquistado seguidores com seu primeiro longa-metragem, o espetacular Columbus, de 2017. Dessa vez, o diretor e roteirista adaptou o conto “Saying Goodbye to Yang“, do escritor estadunidense Alexander Weinstein, que narra a história de uma família num futuro próximo. Para auxiliar na criação da sua filha adotiva, o casal Jake (vivido por um sempre efetivo Colin Farrell) e Kyra (interpretada por uma igualmente excelente Jodie Turner-Smith) compra um robô humanoide, Yang (vivido por um incrível Justin H. Min). Durante toda a infância da pequena Mika (vivida pela surpreendente Malea Emma Tjandrawidjaja), Yang tem sido uma companhia importante que a ajuda a entender o mundo ao seu redor e que traz informações sobre a cultura chinesa, da qual Mika é descendente. Um certo dia, no entanto, Yang apresenta um problema de funcionamento e então pai, mãe e filha vão precisar se unir para buscar formas de trazer de volta o robô – que é praticamente o quarto membro da família.

After Yang' Film Review: Colin Farrell Rethinks Humanity Through Robot's  Eyes

Antes de tudo é preciso dizer que After Yang tem uma das melhores cenas de abertura dos últimos anos. Não se trata da primeira sequência do filme exatamente, mas de uma que vem logo em seguida, com diversas famílias dançando. Não parece nada demais comentando assim, mas espere para ver, é de uma energia incrível e contagiante. Essa explosão de energia dos primeiros minutos da história, porém, é contrastada com um tom mais sério e pesado de todo o restante da obra, na qual a família lida com a possibilidade de perder um importante membro, mesmo que ele não seja humano. E através de flashbacks vamos entendendo a importância de Yang nas vidas daquelas pessoas, com diálogos existenciais que deixam forte impacto não só nas personagens, mas também em nós, expectadores.

Nesse sentindo, também é preciso elogiar os atores e atrizes envolvidos no filme, que estão todos fenomenais em seus papéis, com destaque para Justin H. Min no papel de Yang. A voz e expressões do ator talvez pareçam ainda mais humanas do que dos personagens humanos, o que, curiosamente, nos faz pensar que aquele ser tão perfeito realmente tenha algo de artificial. Temos também a adorável Haley Lu Richardson num papel secundário repetindo a parceria de Columbus com Kogonada. E por falar nele, não tem como deixar de destacar a habilidade do cineasta de construir cenas contemplativas e de criar uma atmosfera acolhedora em seus filmes, mesmo quando as histórias são mais melancólicas, como é o caso aqui. After Yang continua a tradição do diretor/roteirista de contar histórias tocantes de forma sensível e inesquecível.

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, After Yang, um filme da A24, acabou de estrear em Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Um comentário em “Sundance 2022: After Yang

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: