Os Melhores Filmes de Sundance 2022

Sundance 2022 is in Full Swing, and Fully Online – The Daily Utah Chronicle

Após uma semana e meia mergulhado nos filmes do Festival de Cinema de Sundance, que eu tive a oportunidade de cobrir integralmente pela primeira vez, nada mais esperado do que criar uma lista das melhores obras que tive a oportunidade de assistir. Uma das coisas mais interessantes de assistir filmes que são lançados naquele momento é que você realmente embarca na história sem nenhuma influência externa e sabendo apenas o básico do básico sobre aquela obra. Os filmes ainda não tem trailer – não que eu assista trailers no geral, né? mas mesmo que eu quisesse, não teria nenhum, os filmes também não possuem muitos detalhes, nem poster eles têm na maioria dos casos. A única informação é dos diretores, roteiristas, elenco e uma sinopse, que às vezes é tão vaga que não dá pra ter ideia do que o filme vai falar. E é uma sensação única, porque ainda não há opiniões sobre aquelas obras, a sua vai ser uma das primeiras. Então, a crítica que eu tiro de uma obra estreante de um festival é mais minha do nunca, é a minha opinião pura. E assim que essa lista foi feita, com a minha opinião pura. Vamos lá?

10. Girl Picture

Girl Picture Trailer: Love, Sex, and Pleasure in Sundance Premiere |  IndieWire

Um lindo filme coming of age que aborda o universo feminino como poucos, Girl Picture é um drama adolescente finlandês super autêntico e atencioso. Ele não tenta criar nenhuma tipo de história mirabolante para suas três protagonistas, e deixa com que elas apenas vivam suas verdades de forma realista, mas não menos complexa. É uma delícia de filme que deixa o coração quentinho! Clique aqui para ler a cítica completa!


9. Utama

Utama

Uma história de resistência, Utama traz um dilema vivido por diversas pessoas ao redor do mundo. Com as mudanças climáticas que nosso planeta vem enfrentando, climas extremos cada vez mais comuns têm obrigado populações inteiras a repensar seu modo de vida. Nesse lindo drama boliviano, mergulhamos nas vidas de um casal quéchua que luta para manter sua existência simples em meio ao caos. Clique aqui para ler a crítica completa!


8. Marte Um

Image

Marte Um é um drama delicado e cheio de coração que foca nas fugas que procuramos para escapar da cansativa vida cotidiana. Nesse longa-metragem brasileiro, a política está nos detalhes, está na vida de uma família negra de trabalhadores, uma diarista e um zelador, que lutam para dar uma condições de vida dignas aos filhos diante das imensas injustiças que a sociedade lhes apresenta. O resultado é tocante e cheio de esperança. Clique aqui para ler a crítica completa!


7. Emily the Criminal

Sundance 2022: EMILY THE CRIMINAL is the Millennial SCARFACE | by Dan Tabor  | Jan, 2022 | Cinapse

Indo contra a corrente de filmes de suspense que focam apenas na ação e na atmosfera de tensão, Emily the Criminal faz um esforço para ir além! O filme decide abordar do início ao fim diversas questões sociais que fazem dele incrivelmente mais relevante. Moderno e inteligente, o enredo aborda as atuais relações de trabalho já tão deterioradas no nosso capitalismo tardio de forma perspicaz ao contar a história de uma mulher que, por não encontrar um emprego que lhe dê as condições de vida que necessita, acaba recorrendo a práticas pouco lícitas. Clique aqui para ler a crítica completa!


6. The Territory

Brazilian rainforest in 'The Territory'

The Territory conta a história da tribo indígena Uru-Eu-Wau-Wau que habita uma reserva no coração da Amazônia, mais precisamente no estado brasileiro de Rondônia e da sua luta para resistir ao desmatamento de madeireiros e colonizadores que desejam invadir a região. Um tema urgente e super relevante, o documentário traz uma perspectiva única e assustadora, principalmente quando mostra o abandono dos povos originários da Amazônia pelo governo brasileiro, mas ele também aponta caminhos para uma possível solução que dê paz às tribos com a ajuda da tecnologia. Clique aqui para ler a crítica completa!


5. Blood

Blood

Um drama lento que certamente não aparecerá em muitas listas de melhores de Sundance, Blood conta a história de uma mulheres tentando superar a morte do marido enquanto segue a vida num outros país. A medida que mergulhamos nos universos das personagens, vamos também abrindo nossos horizontes para novas visões de mundo. É como se estivéssemos convivendo com aquelas pessoas, criando novos amigos, acompanhando momentos de suas rotinas, tudo de forma muito natural e inesquecível. Clique aqui para ler a crítica completa!


4. After Yang

After Yang' Film Review: Colin Farrell Rethinks Humanity Through Robot's  Eyes

Um dos poucos filmes de Sundance cuja estreia já havia acontecido meses antes em Cannes, After Yang já tinha críticas positivas e é uma obra de um dos cineastas mais promissores da atualidade, o talentosíssimo Kogonada. O filme é uma ficção científica que se passa num futuro onde androides que se parecem exatamente como humanos são comprados para ajudar na criação de filhos. Ele traz cenas contemplativas e tem uma atmosfera acolhedora, mesmo numa história melancólicas como essa. É um filme de uma sutileza incrível e que deixa um impacto duradouro. Clique aqui para ler a crítica completa!


3. You Won’t Be Alone

You Won't Be Alone' Review: A Witch Learns What It Means to Be Human -  Variety

O melhor filme de terror de Sundance nesse ano – que trouxe outros ótimos filmes do gênero – You Won’t Be Alone não é o típico filme assustador que estamos acostumados a assistir. É um filme filosófico e contemplativo, mas também repleto de cenas horripilantes que contam a história de uma jovem bruxa amaldiçoada. Isolada da sociedade por quase toda a sua vida, ela tem a chance de conhecer outros humanos pela primeira vez e vai aprender muito dobre o mundo quando entra no corpo de camponeses de um pequeno vilarejo do século XIX. Clique aqui para ler a crítica completa!


2. The Worst Person in the World

The Worst Person in the World is one of the year's best movies - Vox

Esse filme norueguês que também não estreou em Sundance, mas que recebeu o convite para participar da sessão Spotlight, é um dos melhores filmes de 2021, sem sombra de dúvidas. Eu tive a chance de assisti-lo antes, então sua entrada nessa lista pode ser até questionada, mas como ele estava disponível na programação e é fantástico, precisei inclui-lo. Ele poderia facilmente ocupar a primeira colocação, mas como não o assisti em Sundance, não acho que seria a opção mais justa. Uma comédia romântica moderna e desconstruída, o filme tem ums história envolvente e autêntica sobre crescimento e autodescoberta nos dias atuais. Imperdível! Clique aqui para ler a cítica completa!


1. Cha Cha Real Smooth

Cha Cha Real Smooth

Que filme encantador! Cha Cha Real Smooth é uma daquelas obras que você não quer que termine porque você simplesmente se envolve na história e se apaixona pelos personagens e quer mantê-los por perto, como aqueles amigos amados que queremos sempre ao lado. Essa é a sensação que o filme nos passa, e é uma das melhores sensações que podemos ter ao assistir qualquer obra. Ele também traz a dose certa de comédia e a dose certa de drama, sem tirar nem por. Uma história de um jovem de 20 e tantos anos que se envolve com uma mulher mais velha, o filme passa uma mensagem poderosa sobre relacionamentos e sobre memórias, sobre as impressões que as pessoas deixam em nossas vidas, algo que deveria ser mais bem utilizado em obras de ficção como um todo e que Cha Cha Real Smooth faz muito bem! Clique aqui para ler a crítica completa!


Clique aqui para ler todas as críticas e acompanhar toda a cobertura que realizei do festival de Sundance 2022!


Já que está aqui, que tal aproveitar para navegar? Dá uma olhada no que mais tem por aqui:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: