Sundance 2022: Emily the Criminal

Emily the Criminal é um suspense inteligente e moderno escrito e dirigido pelo cineasta estadunidense John Patton Ford em sua estreia à frente de um longa-metragem. E que estreia! O filme, protagonizado pela sempre eficiente e cada vez mais surpreendente Aubrey Plaza, conta a história da jovem Emily, uma garota cheia de dívidas que saiu da faculdade de design em busca de qualquer emprego que a ajudasse a se manter. No entanto, como Emily tem uma passagem pela polícia, várias agências da área que ela procura trabalhar lhe fecham as portas e ela acaba recorrendo a um subemprego numa empresa que entrega almoços. Até que, num certo dia, um colega de trabalho lhe passa um endereço onde ela pode conseguir dinheiro rápido e fácil, mas de forma ligeiramente ilegal. Com pouco a perder e desesperada por oportunidades melhores, Emily vai até o local onde vai precisar decidir se deve se arriscar pra conseguir dinheiro e por sua vida nos eixos, ou se continua impotente diante das forças ao seu redor.

Sundance 2022: EMILY THE CRIMINAL is the Millennial SCARFACE | by Dan Tabor  | Jan, 2022 | Cinapse

Indo contra a corrente de filmes de suspense que focam apenas na ação e na atmosfera de tensão, Emily the Criminal faz um esforço para ir além! O filme decide abordar do início ao fim diversas questões sociais que fazem dele incrivelmente mais relevante. O enredo aborda as atuais relações de trabalho já tão deterioradas no nosso capitalismo tardio de forma perspicaz e bastante autêntica. O texto é super bem escrito e inclui alguns momentos bem humorados que trazem uma certa leveza para a obra, mesmo que de forma bem pontual. E é claro, com a fabulosa Aubrey Plaza no papel de Emily, não tinha como ser diferente. A atriz consegue facilmente atravessar a linha que separa o drama da comédia e a comédia do suspense. Com performances cada vez mais extraordinárias, a atriz vem se tornando uma das queridinhas do cinema independente que, infelizmente, ainda não recebe o destaque que merece. Uma das ideias que me passaram pela cabeça é de que Emily the Criminal daria uma excelente série de TV, que mostraria a protagonista descobrindo aos poucos o mundo do crime, mas a história ainda funciona muito bem como filme. E inclusive precisamos de mais filmes como esse!

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, Emily the Criminal acabou de estrear no Festival de Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Um comentário em “Sundance 2022: Emily the Criminal

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: