THE WORST PERSON IN THE WORLD – 2021

Um dos filmes mais elogiados de 2021, The Worst Person in the World (A Pior Pessoa do Mundo no título em português e Verdens verste menneske no original em norueguês) é uma comédia romântica e dramática moderna dirigida e co-escrita pelo cineasta norueguês Joachim Trier – seu conterrâneo Eskil Vogt também assina o roteiro. O filme estreou no Festival de Cannes de 2021 e marca o terceiro filme na “trilogia Oslo” de Trier. Mas não se preocupe que essa é apenas uma trilogia temática, não é necessário assistir aos dois filmes anteriores (Reprise e Oslo, 31 August) para entender The Worst Person in the World. A história do filme acompanha a jovem Julie (vivida por uma fenomenal Renate Reinsve), uma estudante de medicina que acaba descobrindo que esta não é a sua verdadeira vocação e parte para outras áreas. Julie é despreocupada, uma pessoa com o espírito livre que, da mesma forma que troca de carreira, também decide trocar de namorado. É quando ela conhece o desenhista e escritor Aksel (interpretado por um ótimo Anders Danielsen Lie) que, apesar de uma significativa diferença de idade, acaba se tornando uma pessoa super importante em sua vida. Mas isso não significa que a garota esteja disposta a mudar seu comportamento para se adequar às expectativas do parceiro, o que pode acabar trazendo conflitos para o casal.

The Worst Person in the World é um daqueles filmes que da gosto de assistir. Ele é bom em todos os sentidos, mas sua maior qualidade é a construção da personagem principal. Julie é uma pessoa real, é alguém como eu, como você, uma pessoa com falhas, com acertos, com altos e baixos. Seu desenvolvimento com o passar dos quatro anos abordados no filme é autêntico e faz bastante sentido, concluindo de forma excepcional. Julie é uma pessoa livre, e o filme a permite ser livre, o que é essencial para que possamos assisti-la livre de julgamentos. E além dessa personagem maravilhosamente bem construída, o filme conta com a sorte de ter Renate Reinsve no papel, o que faz toda a diferença! A atriz entrega momentos sutis, mas ainda assim impactantes. É uma atuação delicada que consegue nos convencer apenas com olhares, algo que não é comum de se encontrar atualmente. Não é à toa que Reinsve ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes – e deveria continuar ganhando todos os prêmios nessa temporada! Tecnicamente falando, a obra também é muito boa, com uma edição criativa e com uma trilha sonora especial. Por fim, é preciso fazer alguns comentários sobre a história do filme em si, que também é fantástica. Quando falamos de comédias românticas, há toda uma fórmula conhecida e muito cansada já que sempre foi utilizada em demasia, mas que aqui é completamente estraçalhada, o que é um grande alívio. The Worst Person in the World é tão incrível porque é livre das amarras do gênero da mesma forma que Julie se esforça para se livrar das pressões sociais que a acompanham pela vida.

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, The Worst Person in the World ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: