PEARL – 2022

Pearl (que em inglês leva o subtítulo An X-traordinary Origin Story) é um filme de terror estadunidense de 2022 dirigido por Ti West, co-escrito por West e Mia Goth, que, por sua vez, reprisa seu papel como personagem-título, Pearl, vista pela primeira vez já idosa em X, também lançado em 2022. O filme também é estrelado por David Corenswet, Tandi Wright, Matthew Sunderland, e Emma Jenkins-Purro em papéis coadjuvantes. Uma prequela de X e a segunda parte da série de filmes X, serve como uma história de origem para a vilã do título, cuja fervorosa aspiração de se tornar uma estrela de cinema a levou a cometer atos violentos na propriedade de sua família no Texas em 1918. Pearl teve sua estreia mundial no 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro de 2022, apenas seis meses depois do lançamento de X. Lançado nos Estados Unidos pela A24, o filme recebeu críticas positivas do público e de críticos no geral que elogiaram a atuação de Goth, o roteiro e direção de West e suas homenagens aos filmes da Era de Ouro de Hollywood – particularmente O Mágico de Oz (1939) e Mary Poppins (1964). Outro filme da série, uma sequência de X intitulada MaXXXine, está atualmente em desenvolvimento.


A trama do filme é simples, mas efetiva. Na história, presa na fazenda isolada de sua família, a jovem Pearl precisa cuidar de seu pai doente sob a vigilância amarga e autoritária de sua devota mãe. Desejando uma vida glamorosa como ela viu nos filmes, as ambições, tentações e repressões de Pearl colidem, e as características vilanescas da jovem garota começam a desabrochar. Grande parte do sucesso de Pearl gira em torno da esplêndida atuação de Mia Goth, que absorve as dores da personagem de forma intensa e entrega uma performance digna de prêmios. Infelizmente, devido ao gênero de terror, as premiações não abraçaram o trabalho de Goth da mesma forma que o público e as redes sociais, reclatas de memes com as mais diversas caras de sofrimento de Pearl. Mas mesmo com toda dua força, a interpretação de Pearl sozinha não foi o bastante para me convencer a comprar a trama do filme, que pareceu arrasta e subdesenvolvida. Até mesmo os os aspectos de terror pareceram minimizados por algum motivo e fiquei com aquela sensação de que algo estava faltando. É um bom filme, ainda assim, mas tinha potencial para ser muito melhor, mais completo e mais assustador.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, Pearl ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Um comentário em “PEARL – 2022

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: