UMMA – 2022

Qualquer filme estrelado pela carismática e talentosa Sandra Oh vai certamente chamar minha tenção, ainda mais quando se trata de um filme de terror psicológico que tem o icônico mestre do terror Sam Raimi como produtor. Umma (ainda sem título em português do Brasil) é o filme em questão, dirigido pela cineasta estadunidense de origem coreana Iris K. Shim, que também assina seu roteiro. Ele conta a história de Amanda (Sandra Oh) e sua filha Chris (Fivel Stewart), duas criadoras de abelhas que vivem uma vida tranquila em uma fazenda no interior dos Estados Unidos. Suas vidas simples e pacatas – elas vivem sem eletricidade devido a um problema de saúde de Amanda – são bruscamente interrompidas quando os restos mortais da matriarca da família, a mãe de Amanda recém-falecida, chegam da Coreia. É aí que Amanda relembra traumas da infância e fica assombrada pelo medo de se transformar em sua própria mãe.

Umma é claramente aquele tipo de filme que poderia ter sido muito melhor do que o resultado que acabamos. Gostei muito da mensagem final do filme, mas a execução não foi tão equilibrada e bem estruturada quanto poderia ter sido. Muitos clichês e alguns elementos de terror ineficazes impedem que este seja um filme verdadeiramente envolvente. Um texto melhor também ajudaria. Ainda assim, é possível enxergar seu potencial. Talvez a falta de experiência da diretora tenha afetado a coesão da obra, o que é uma pena. De todo jeito, Sandra Oh está muito bem e o filme consegue concluir a história de forma bonita, trazendo importantes temas sobre relações familiares e as difíceis marcas que herdamos dos nossos pais, mesmo que contra nossas vontades. “Umma” significa “mãe” em coreano e gira em torno de um elemento comum em narrativas do leste asiático no cinema Ocidental: a pressão materna durante a criação. Por mais que esse seja um tema já muito trabalhado, poucas vezes o vi numa história de terror, por isso acho que o filme é original nesse sentido. No entanto, o terror não chega a assustar e o drama é muito mais impactante nessa história de fantasmas do passado com os quais precisamos lutar por toda a vida.

Nota 5

No momento da publicação deste artigo, Umma ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: