Sundance 2022: Watcher

Maika Monroe é uma das minhas atrizes favoritas da última década e é com certeza uma das “scream queens” mais eficientes do cinema atual. Então quando descobri que ela seria a protagonista de um terror/suspense estreando em Sundance, não pode deixar de assistir. O filme em questão é Watcher, dirigido pela cineasta Chloe Okuno, filmado em Bucareste, capital da Romênia. Na trama, Monroe interpreta a jovem Julia, uma ex-atriz que larga tudo para acompanhar seu marido (vivido por um ótimo Karl Glusman) recentemente transferido para o Leste Europeu. Enquanto tenta se adaptar às diversas mudanças que está vivendo, Julia percebe que há um vizinho, num dos prédios em frente ao seu, que vive a observando da janela. Ao mesmo tempo, sempre que ela sai de casa, se sente perseguida por um homem misterioso, o que a deixa ainda mais assustada e insegura na cidade em que ela ainda não conhece ninguém. E toda essa situação se torna ainda mais dramática quando o casal descobre que há um assassino em série executando mulheres na região.

Watcher' Review: Chloe Okuno's Sundance US Dramatic Competition Film –  Deadline

Watcher é um suspense psicológico bastante sólido aprimorado por uma sempre eficaz Maika Monroe, sempre convincente nesse tipo de papel, que lembra bastante sua performa icônica em It Follows há alguns anos atrás. O filme cria uma boa atmosfera de isolamento, realmente nos sentimos perdidos num país cuja língua desconhecemos graças a falta de legendas nas dalas em romeno, o que faz todo o sentido. Mas os muitos clichês do gênero usados ao longo do filme são familiares até demais e às vezes tornam a narrativa menos original do que poderia ser. O filme também tem alguns problemas de edição, que é estranha em alguns pontos e outros pequenos erros de continuidade podem distrair (como o cabelo da Maika mudando três vezes somente na sequência inicial). Mas no final das contas, Watcher consegue nos fazer mergulhar na tensão e conseguimos sentir um pouco da angústia e do pavor que as mulheres infelizmente conhecem muito bem.

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, Watcher acaba de estrear em Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: