Sundance 2022: Girl Picture

Um filme da Finlândia que, a princípio, não estava nos meus planos para assistir em Sundance, Girl Picture (que no até que original em finlandês se chama Tytöt tytöt tytöt) é uma daquelas gratas surpresas de festivais. Dirigido por Alli Haapasalo, o filme chegou aos meus ouvidos por ela mesma, a diretora e algumas das atrizes do filme que encontrei numa sala virtual de Sundance. Fui rapidamente convencido por elas a assistir a obra, principalmente quando me contaram as temáticas da história em questão. Um filme sobre amizade e adolescência, Girl Picture traz três jovens protagonistas: Mimmi (interpretada por Aamu Milonoff), uma garota antissocial e que tem problemas de relacionamento com a família, onde se sente excluída; Rönkkö (vivida por Eleonoora Kauhanen), a única amiga de Mimmi, e que também passa por momentos difíceis na adolescência por não entender sua relação com sexo; e Emma (interpretada por Linnea Leino), uma dedicada esportista que sofre pressão de todos a sua volta para se tornar a melhor atleta possível, mas que não tem tempo de ser adolescente e viver as mudanças que todos nós vivemos nessa época. Quando Mimmi e Emma se conhecem, no entanto, as duas passam a viver um relacionamento intenso – como tudo que acontece na adolescência – e vão aprender muito sobre si mesmas.

Girl Picture Trailer: Love, Sex, and Pleasure in Sundance Premiere |  IndieWire

Um lindo filme coming of age que aborda o universo feminino como poucos, Girl Picture é sem dúvidas um filme autêntico e atencioso. Ele não tenta criar nenhuma tipo de história mirabolante para suas três protagonistas, e deixa com que elas apenas vivam suas verdades de forma realista, mas não menos complexa. Mergulhamos as vidas dessas jovens garotas descobrindo quem são, descobrindo suas vontades, e descobrindo que tipo de relações elas estão dispostas a ter com aqueles ao redor. Nesse meio tempo, é claro, elas cometerão erros e acertos, mas todos seus. O filme mostra que é na vida que aprendemos, e por isso ele não traz muitos momentos com os pais, com professores ou outros adultos. São jovens vivendo vidas de jovens, sem nenhum tom condescendente, o que é raro no cinema, principalmente em histórias femininas. Girl Picture também é bem escrito, dirigido e atuado, tem uma ótima trilha sonora, e aborda temas pouco trabalhados, como assexualidade. Queria que tivéssemos ainda mais tempo com as personagens, principalmente entre Emma e Rönkkö, que compartilham poucas cenas. Ainda assim, é uma delícia de filme que deixa o coração quentinho!

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, Girl Picture acabou de estrear no Festival de Sundance e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Um comentário em “Sundance 2022: Girl Picture

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: