A NUVEM ROSA – 2021

Essa ficção científica dramática brasileira escrita e dirigida por Iuli Gerbase teve sua estreia no Festival de Sundance de 2021. O longa-metragem de estreia da cineasta gaúcha foi escrito em 2017 e começou a ser filmado em 2019, como é alertado nos primeiros segundos do filme. Ainda assim, A Nuvem Rosa traz temas que lembram bastante o cenário de caos e isolamento que vivemos desde o início da pandemia de convi-19 logo nos primeiros meses de 2020. Na trama, acompanhamos Giovana (interpretada por Renata de Lélis) e Yago (vivido por Eduardo Mendonça), dois jovens adultos que marcam um encontro amoroso sem muito compromisso, mas, durante o período em que estão juntos, são surpreendidos por um verdadeiro cataclisma de proporções colossais. Uma misteriosa nuvem rosa tóxica que mata as pessoas em apenas dez segundos começa a cobrir a cidade e, ao poucos, o mundo inteiro, obrigando todos a se trancarem em suas casas. Com a chegada dessa terrível ameaça que impede as pessoas de continuarem suas vidas como antes, a sociedade como um todo vai precisar se adaptar a uma vida diferente e cheia de limitações.

Apesar da clara falta de orçamento, A Nuvem Rosa é um filme muito especial. O fato de que, anos antes da pandemia de covid-19, o roteiro do filme soube descrever diversas situações que testemunhamos algum tempo mais tarde, é certamente arrepiante. Algumas cenas refletem assustadoramente a rotina da pandemia, e isso me afetou de forma contundente. Não tem como não se identificar com os protagonistas do filme a quase todo momento – entendemos muito bem seus medos, suas inseguranças, suas paranoias e suas frustrações, porque elas também são nossas. A falta de experiência da diretora/roteirista fica mais evidente em alguns momentos, mas isso não deixa o filme menos instigante. Queremos acompanhar a história que ele propõe porque, de alguma forma, sentimos que a sua resolução pode nos dar um senso de finitude, mesmo que apenas na ficção. Enquanto isso aguardamos ansiosamente pela finitude também da nossa pandemia. Com uma ótima trilha sonora que auxilia na construção do clima de suspense, o filme consegue construir um universo limitado, mas bem feito. E ele não dá respostas para tudo, mas isso não chega a ser importante, porque o foco está na forma com a qual as personagens lidam com uma mudança tão brusca em suas vidas e todas as questões filosóficas quem vêm com ela.

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, A Nuvem Rosa está disponível para streaming no Telecine e no Now, além de aluguel no Google Play, iTunes e Looke. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Um comentário em “A NUVEM ROSA – 2021

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: