ENCOUNTER – 2021

O mais novo filme original da Amazon é um suspense de ficção científica dirigido por Michael Pearce que também assina o roteiro ao lado de Joe Barton. Encounter conta a história de Malik, um fuzileiro naval dispensado vivido pelo ótimo Riz Ahmed, que embarca numa missão de resgate quando leva sua dois filhos numa jornada perigosa e imprevisível. Malik acredita que uma ameaça misteriosa colocará a vida dos seus filhos e de todo planeta em risco quando começa a ter visões e indícios de que parasitas alienígenas estão tentando destruir a humanidade como um todo. Enquanto isso, a agente de condicional de Malik, Hattie (interpretada pela maravilhosa Octavia Spencer) tenta encontrá-lo e entender o que está por trás dessa brusca mudança de comportamento do ex-militar.

Mesmo após ver a recepção mista que o filme recebeu do público e da crítica após seu lançamento, decidi dar uma chance a ele, principalmente porque Riz Ahmed é um dos melhores atores da atualidade e Octavia Spencer é sempre Octavia Spencer. Mas a premissa do filme já me deixou bastante incomodado. Por mais que eu adore filmes de ficção científica repletos de suspense e mistério, Encounter não é exatamente isso. Ele mais parece um drama familiar pós-guerra com um protagonista que sofre de graves transtornos e se torna uma ameaça para si mesmo e para todos a sua volta. Malik começa a desenvolver teorias da conspiração, algo que está muito na moda hoje em dia, infelizmente, e o filme trata isso apenas como um problema psicológico, não como uma questão moral, o que é um pouco discutível, certamente. Mesmo com alguns bons momentos e com uma trilha sonora agradável, o filme tem um tom bizarro e irregular, para dizer o mínimo. A conclusão, com algumas mudanças de atitude inexplicáveis por parte do protagonista, é tão decepcionante quanto o filme como um todo, e nem teria como ser melhor, uma vez que o ponto de partida da narrativa já é problemático. Se a história tivesse sido contada do ponto de vista dos filhos (que deveriam um pouco mais velhos) tentando salvar o pai doente, talvez fosse uma escolha mais justificável. Algumas vezes temos a visão das crianças e esses são os melhores momentos de Encounter, mas não é o bastante para salvar a obra.

Nota 4.

No momento da publicação deste artigo, Encounter está disponível para streaming na Amazon. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: