HONEYLAND – 2019

Um dos documentários mais incríveis já produzidos, Honeyland (Медена земја no original em macedônio) é uma obra-prima dirigida por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, que conta a história de uma das últimas apicultoras de abelhas selvagens da Europa, Hatidže Muratova, que vive numa vila isolada nas montanhas do interior da Macedônia (que, pre quem não conhece, é um pequeno país da ex-Iugoslávia que fica no sul da península balcânica, ao norte da Grécia). Um documentário do tipo “fly on the wall”, que simplesmente acompanha os acontecimentos sem influenciar ou entrevistar as pessoas, Honeyland mostra o esforço de Hatidže em manter um equilíbrio entre seres humanos e as abelhas, pegando metade do mel produzido, mas deixando outra metade para os próprios insetos, assim ela sobrevive há anos com sua mãe no vilarejo. Mas a chegada de agricultores nômades na vizinhança vai colocar em risco o delicado equilíbrio da região.

Filmado ao longo de três anos e com mais de 400 horas de filmagens, Honeyland é apontado por muitos como um fabuloso exemplo de “cinema verdade”. Os cineastas conseguem, através da história real do pequeno vilarejo, abordar temas universais, como a exploração de recursos naturais, as mudanças climáticas e perda de biodiversidade do planeta. Além disso, o filme examina como a atual cultura de consumo da sociedade moderna põe em risco o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente. Mas o documentário não é somente incrível pelos temas relevantes que aborda, ele também é magnífico visualmente, com imagens belíssimas da região e dos personagens, filmados com uma sutileza única que chega até a nos trazer dúvidas sobre o contexto do filme, pois ele mais parece uma viagem no tempo e no espaço. As cenas de Hatidže com sua mãe doente e também brincando com as crianças que se mudaram para a vizinhança são alguns dos momentos mais marcantes e emocionantes do cinema moderno.

Nota 10!

Esse filme magnífico que deveria ser obrigatório nas escolas do mundo inteiro foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e de Melhor Filme Internacional. Ele está disponível para streaming na Globoplay e no Now, além de aluguel no iTunes, Google Play, Microsoft Store e Looke (clique em JustWatch para detalhes).


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: