BABENCO – ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU – 2019

O documentário da atriz brasileira Bárbara Paz traz um belíssimo relato dos últimos momentos de vida do seu parceiro e aclamado diretor Hector Babenco. No ano passado, Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou foi vencedor do Prêmio da Crítica Independente durante a 76ª edição do Festival de Veneza e recentemente foi o escolhido da Academia Brasileira de cinema para ser o representando do Brasil no Oscar de 2021 na Categoria de Melhor Filme Internacional. Num documentário enxuto, mas que faz jus à extensa carreira de Babenco, vemos uma mistura de cenas de filmes do diretor, imagens dos bastidores, entrevistas e momentos íntimos de Babenco e Paz falando de cinema, falando da saúde já precária do cineasta, e até mesmo da sua inevitável morte, da qual Babenco argumenta que quer ser o protagonista.

Com lindas cenas filmadas em preto e branco, o documentário é, sem dúvidas, uma belíssima homagem ao talentoso diretor que nos deixou em 2016. Mas Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou é muito mais do que isso. Além de uma ótima retrospectiva de quem foi Babenco e dos incríveis filmes que ele produziu em sua longa carreira, como os excelentes O Beijo da Mulher Aranha e Pixote – A Lei do Mais Fraco, o filme tenta decifrar quem era o homem por trás das câmeras, um argentino naturalizado brasileiro que viu no caos social o motivo para produzir a sua arte. Mais que isso, o filme reflete sobre a vida e a sua finitude de forma emocionante e poética.

Nota 9!

Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, que recebeu o belo título em inglês Babenco – Tell Me When I Die, estreou em salas de cinema pelo Brasil nessa semana.


Veja também:

Um comentário em “BABENCO – ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU – 2019

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: