UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK – 1988

Um clássico dos anos 80, Um Príncipe em Nova York talvez seja o filme mais anos 80 dos anos 80. Com o título original de Coming to America, essa comédia romântica estrelada por Eddie Murphy foi um dos maiores sucessos de 1988. Dirigido por John Landis e baseado numa história criada pelo próprio Murphy, o filme recebeu elogios da crítica e foi um sucesso de bilheteria. Indicado ao Oscar nas catedorias de Melhor Maquiagem e Melhor Figurino, o filme conta a história do príncepe Akeem Joffer, do Reino de Zamunda, na África, que é interpretado por Murphy. Mas esse não é o único papel do comediante, que também atua em três outros papéis secundários absurdamente hilários que fazem toda a diferença no filme.

Ao completar 21 anos em Zamunba, Akeem precisa encontrar uma princesa e sua família prepara um casamento arranjado. O jovem príncipe então insiste que quer conhecer o mundo antes do casamento e viaja para Nova York, onde pretende passar 40 dias. Ele aproveita a viagem para procurar por uma outra pretendente, alguém por quem ele sinta sentimentos honestos e ame de verdade. Akeem viaja com seu fiel escudeiro, Semmi, interpretado por Arsenio Hall, que também atua em diversos outros papéis secundários na obra. Um Príncipe em Nova York inclui todo tipo de clichê das comédias românticas dos anos 80, a maioria deles muito bem executados dentro da trama. Mas claro, por falar em clichês, o filme não evita algumas situações sexistas comuns nas comédias de trinta e poucos anos atrás, infelizmente. Agora, o ponto alto da obra, além de ter uma história bem desenvolvida, está nos personagens secundários, principalmente o icônico barbeiro Clarence, interpretado por um Eddie Murphy no auge da carreira, que merecia um filme somente para ele.

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, Um Príncipe em Nova York está disponível para streaming na Amazon Prime Video, no Telecine e em diversas outras plataformas de streaming e de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: