COMING 2 AMERICA – 2021

A comédia que serve como sequência do popular Coming to America, de 1988, que no Brasil leva o nome de Um Príncipe em Nova York, o não muito originalmente nomeado Coming 2 America (Um Príncipe em Nova York 2) traz o adorável Príncipe Akeem, interpretado pelo icônico Eddie Murphy, numa nova aventura de volta à maior metrópole norte-americana. Dirigido por Craig Brewer, que já havia trabalhado com Murphy anteriormente no elogiado Dolemite Is My Name de 2019. Na história do filme, 30 anos após os eventos do original, o príncipe Akeem está prestes a se tornar rei de Zamunda quando descobre que tem um filho que nunca conheceu nos Estados Unidos – um nativo do Queens chamado Lavelle (interpretado por Jermaine Fowler). Honrando o desejo moribundo de seu pai de preparar o filho como o príncipe herdeiro, Akeem e Semmi (novamente vivido por Arsenio Hall) partem para a América mais uma vez. Ao mesmo tempo, o príncipe têm três filhas que não podem herdar o trono por serem mulheres. E agora, com o futuro da nação em jogo, Akeem precisa entender qual o rumo ele dará ao seu reinado – ele manterá os costumes de Zamunda que um dia ele mesmo quebrou um dia, ou ele deixará que novas tradições sejam construídas por aqueles que ele tanto ama?

Assim como o filme de 1988, Coming 2 America é uma grande mistura que une comédia e comentários sociais de forma criativa, na maioria das vezes, mas também com alguns momentos cheios de clichês e esteriótipos associados à Africa que até poderia passar nos anos 80, mas que hoje são muito mais constrangedores. Com um elenco sólido e trazendo de volta os personagens secundários que tanto amamos no filme original (vários deles interpretados por Murphy e Hall), Coming 2 America consegue capturar muito do espírito do primeiro filme, principalmente no primeiro ato. Mas com o passar do tempo, ele acaba perdendo o foco e não tem certeza de qual rumo tomar (assim como seus personagens principais). Ainda assim, há momentos hilários e críticas sociais relevantes que elevam a qualidade do filme como um todo, mesmo com as contradições da narrativa, que levam o pêndulo para o outro lado, como o fato de que Zamunda não permite que mulheres sejam donas de empresas, por exemplo, algo que não é comum na África Subsaariana que o filme tenta emular e que não faz sentido num país governado pelo liberal Príncipe Akeem.

Nota 5.

No momento da publicação deste artigo, Coming 2 America está disponível para streaming na Amazon Prime Video do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: