RELATOS SELVAGENS – 2014

O filme argentino mais assistido de todos os tempos, Relatos Selvagens (Relatos Salvajes no original em espanhol e também encontrado com o título em inglês de Wild Tales) é um filme no formato de antologia dirigido pelo cineasta argentino Damián Szifron, que também assina seu roteiro. A obra é composta por seis curtas que exploram momentos extremos do comportamento humano e não fez sucesso apenas na Argentina, mas também ao redor do mundo. Uma comédia ácida com um elenco de estrelas, o filme foi aclamado por público e crítica, recebendo prêmios no BAFTA, no Goya e sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Com seis histórias isoladas, mas conectadas pelo tema de frustração perante as expectativas sociais e pelas amarras do capitalismo ocidental, acompanhamos protagonistas que perdem o controle e mostram um lado inesperado do comportamento humano que preferimos esconder.

Um dos melhores exemplos de antologia no cinema, Relatos Selvagens consegue prender nossa atenção do início ao fim, mesmo que os curtas que o compõe não sejam todos da mesma qualidade (a maioria é excelente, não me entendam errado, e os que não são excelentes ainda são muito bons). Todos os relatos aqui possuem elementos em comum que fazem com que o filme tanta uma coesão importante nesse tipo de narrativa, e isso se deve a vários aspectos. A direção e o texto de Szifron são incríveis e o trabalho de câmera é igualmente bem feito. Outro elemento que mantém a coesão do filme é a qualidade do elenco, com grandes nomes do cinema argentino entregando atuações inesquecíveis, com destaque para Érica Rivas, Ricardo Darín, Oscar Martínez e Leonardo Sbaraglia. As histórias são tão surpreendentes que a vontade é de velas num formato longa-metragem, cada uma delas, pois todas tem um potencial extraordinário.

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, Relatos Selvagens está disponível para streaming na HBO Max ou para aluguel na Microsoft Store e no Google Play. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: