RUPAUL’S DRAG RACE – 2009/22

Um dos reality shows de maior sucesso da TV dos Estados Unidos, RuPaul’s Drag Race (que mantém o nome em português do Brasil) já está na sua décima quarta temporada e inspirou diversas spin-offs ao redor do mundo. Comandado pela icônica drag queen RuPaul, o programa tem como objetivo buscar a mais nova drag superstar do país. Para isso, em cada episódio, um grupo de participantes precisa passar por desafios que colocam seus talentos a prova. Esses desafios incluem elementos comuns da cultura drag dos Estados Unidos, como dança, atuação, improvisação, costura, dublagem, imitação e transformação com maquiagem, por exemplo. As drag queens participantes também precisam, em todo episódio, desfilar na passarela principal do programa com looks estonteantes, sejam eles produzidos no próprio programa ou previamente encomendados de estilistas. A cada episódio as drags são avaliadas por um corpo de jurados que inclui RuPaul e atualmente traz a cantora, atriz e apresentadora Michelle Visage, o designer, ator e apresentador Carson Kressley e o humorista e apresentador Ross Matthews, além de convidados especiais. No final do programa temos geralmente as duas drags pior avaliadas fazendo um lipsync para disputar qual delas shantays – fica no programa – e qual delas sashays – é eliminada da competição.

Após as três primeiras temporadas mais experimentais (e com menos recursos), RuPaul’s Drag Race conseguiu encontrar a sua voz graças a uma mistura de boas decisões da produção com ótimas escolhas de elenco que trouxeram ao programa drag queens que se tornaram personalidades da mídia até hoje – mesmo algumas que nem venceram o programa. Apostando no talento das competidoras, RuPaul e seu time moldaram o reality para que ele conseguisse trazer desafios interessantes e muito drama entre as competidoras, algo que deu muito certo sobretudo nas temporadas 4 e 5, que fizeram com que a popularidade do programa explodisse ao redor do mundo. Daí por diante, vimos uma multiplicação de spin-offs e cópias de RuPaul’s Drag Race que se aproveitam do interesse pela cultura drag, que por muitos anos foi algo marginalizado e agora vinha se tornando cada vez mais mainstream entre o público LGBTQ+, mas não exclusivamente.

Hoje, anos após o lançamentos, a série passa por momentos de desgaste e tenta se reinventar, com novos desafios e diferentes regras. Além disso, RuPaul’s Drag Race precisou se atualizar e se tornar mais inclusivo. Nos primeiros anos do programa, a produção e mesmo RuPaul achavam que era injusto incluir mulheres trans na competição, o que limitava a representatividade do reality uma vez que a cultura trans está e sempre esteve intimamente ligada à arte drag. Hoje, mulheres trans são bem-vindas e estão entre as drag queens mais incríveis e talentosas a passarem pelo programa. RuPaul’s Drag Race também recebeu críticas sobre a forma com a qual lida com outras minorias, como drags negras, asiáticas, latinas e gordas, ou até mesmo drags com menos recursos que não apresentam trajes considerados bons pelos jurados. Tudo isso vem sendo trabalhado pelo programa, nem sempre com o sucesso desejado, no entanto. Ainda assim, a importância do reality é indiscutível e praticamente todo episódio traz temas das vidas das drag queens participantes, como suas dificuldades em lidar com a falta de aceitação das famílias, o preconceito que vivem por serem drags, e tantas outras lutas cotidianas da comunidade LGBTQ+.

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, RuPaul’s Drag Race está disponível nas plataformas de streaming da Wow Presents Plus, Netflix e Paramount+ do Brasil. Se você se interessou pela série e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o TV Time, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da TV. Além disso, já que as obras estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: