MY OWN PRIVATE IDAHO – 1991

O filme responsável pelo surgimento do termo “new queer cinema”, My Own Private Idaho (que na versão em português do Brasil leva o desinteressante título de Garotos de Programa) é revolucionário e à frente do seu tempo. Escrito e dirigido pelo cineasta estadunidense Gus Van Sant, o filme é considerado um clássico LGBTQ+ que ajudou a influenciar uma onda de filmes queer no início dos anos 90. Nesse filme independente de aventura e drama que é uma adaptação de obras de Shakespeare (Henry IV, Part 1, Henry IV, Part 2, e Henry V), Mike Waters (vivido por um excelente River Phoenix) é um garoto de programa gay que sofre de narcolepsia. Seu melhor amigo, Scott Favor (interpretado por Keanu Reeves) é o filho rebelde de um prefeito que, embora seja heterossexual, faz sexo com outros homens por dinheiro, assim como Mike. Juntos, os dois viajam de Portland, Oregon para Idaho e, finalmente, para a costa da Itália em busca da mãe de Mike. Ao longo do caminho, eles usam truques por dinheiro e drogas, eventualmente atraindo a atenção de um rico benfeitor e vivendo aventuras inesperadas.

Um marco do movimento LGBTQ+ dentro do cinema independente, My Own Private Idaho é irreverente e indiscutivelmente inovador. Não só pela temática gay, mas pelo estilo avant-garde que pode até ser um pouco distrativo para determinadas audiências. Mas mesmo aqueles impacientes com essa história mais bizarra que o normal vão conseguir ser seduzidos por seus protagonistas que tentam encontrar seu lugar no mundo. Um dos destaques da obra é, certamente, a interpretação de River Phoenix – premiada em diversas cerimônias e festivais. O ator está realmente impressionante, entregando momentos que chamam a atenção pela intensidade e outros que chamam a atenção pela sensibilidade e pela delicadeza. Quando sabemos das dificuldades que Gus Van Sant teve em fazer um filme assumidamente gay em 1991, fica ainda mais difícil ignorar a importância dessa obra na história do cinema como um todo e do movimento LGBTQ+ que ainda engatinhava na época!

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, My Own Private Idaho não está disponível nas plataformas oficiais de streaming do Brasil, mas pode ser encontrado para aluguel no iTunes. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: