MY BEST FRIEND’S WEDDING – 1997

Gêneros cinematográficos vêm e vão com o passar do tempo. A maioria chega, atinge um pico de popularidade e depois cai no esquecimento, lutando para sobreviver num mar de dramas e comédias que nunca perdem fôlego no mundo do cinema. E nos anos 90, as comédias românticas estavam por toda a parte, inspiradas pelo sucesso do clássico When Harry Met Sally (Harry & Sally – Feitos um Para o Outro, em português), de 1989. Mas foi em 1997, quando a maioria dos filmes desse subgênero já se mostrava repetitivo e sem muita criatividade, que o diretor australiano P. J. Hogan nos trouxe um das melhores e mais icônicas comédias românticas da época: My Best Friend’s Wedding (O Casamento do Meu Melhor Amigo, na versão em português do Brasil). Escrito por Ronald Bass, o filme é traz Julianne (interpretada por uma sempre fascinante Julia Roberts) e Michael (vivido por Dermot Mulroney), dois grandes amigos que combinaram que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 30 anos, se casariam um com o outro. Porém, quando recebe um telefonema do amigo, às vésperas da fatídica data, anunciando que está prestes a se casar, mas com outra mulher (interpretada pela estonteante e divertidíssima Cameron Diaz), Julianne percebe que está verdadeiramente apaixonada por ele. Ela acaba aceitando o convite de Michael para ser madrinha, mas com a intenção de destruir o casamento. Nessa empreitada, ela vai escalar seu amigo gay George (vivido pelo eterno amigo gay Rupert Everett) para tentar convencer Michael de que ela é a mulher certa para ele.

Divertido, engraçado e com uma das conclusões mais satisfatórias de um filme de comédia romântica, My Best Friend’s Wedding conseguiu trazer novidades muito bem-vindas ao universo das rom-coms, mas sem deixar de lado os clichês e os temas recorrentes desse subgênero que os fãs tanto amam. Bem escrito e bem dirigido, o filme e seu elenco de estrelas conquistam qualquer pessoa que esteja a procura de uma história romântica realista e pé no chão. Os fãs desse tipo de cinema vão conseguir associar alguns momentos do filme ao outro clássico Muriel’s Wedding (O Casamento de Muriel), que também tem a direção de Hogan, e que é uma dessas comédias românticas que foca mais no indivíduo do que no romance em si. E esse é o destaque de My Best Friend’s Wedding que, em meio à piadas e momentos hilários, traz uma mensagem importante sobre o amor e a superação. Soma-se a isso a interpretação majestosa de Julia Roberts e um momento musical embalado por “I Say a Little Prayer”, regravada pela cantora Diana King, e temos uma fórmula para o sucesso! O filme foi aclamado pelo público e pela critica, e a música foi parar na Billboard Hot 100 dos EUA. Um clássico instantâneo!

Nota 10!

No momento da publicação deste artigo, My Best Friend’s Wedding está disponível para streaming na HBO Max do Brasil, além de outras opções de aluguel. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: