MONSOON – 2019

Um filme super delicado e bonito, Monsoon, do jovem diretor chinês-cambojano Hong Khaou, é também um filme simples e silencioso. Ele conta a história de Kit (vivido pelo ótimo Henry Golding, de Crazy Rich Asians/Podres de Ricos), um jovem de origem vietnamita que vive no Reino Unido desde os seis anos de idade, quando sua família fugiu de Saigon logo após a Guerra do Vietnã. Com a morte do pai e da mãe, Kit, agora adulto, decide retornar ao seu país natal pela primeira vez em mais de 30 anos para procurar um local onde despejar as cinzas dos seus pais. Ao chegar no Vietnã, Kit se depara com um país que mal reconhece, com uma língua que não compreende e com um passado que praticamente se apagou de sua memória, mas ao mesmo tempo em que se sente perdido, essa viagem pode ajudá-lo a se reencontrar.

Um filme sobre identidade, Monsoon traz um protagonista que teve sua vida arrancada de si mesmo e agora, adulto, tenta procurar seu lugar no mundo. E o mais recompensador é que, nesse caso, a identidade buscada pelo protagonista LGBTQ não tem a ver com a sua sexualidade, que é muito bem definida. Enquanto a premissa não é a mais original que existe, o filme trabalha com ela de forma despretensiosa e muito honesta. Muitas vezes Monsoon parece até um documentário, com uma câmera acompanhando a trajetória de Kit de longe, sem interferência. Além de um visual maravilhoso e de uma atmosfera muito bem construída, a interpretação de Henry Golding é sólida e sóbria, trazendo características introspectivas que fazem todo o sentido para essa narrativa.

Nota 10!

Monsson ainda não está disponível nas plataformas de streaming ou de aluguel do Brasil, embora seja encontrado em sites de compartilhamento.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: