ALL IN: THE FIGHT FOR DEMOCRACY – 2020

Um dos documentários mais elogiados do ano e forte candidato a concorrer ao Oscar em 2021, All In: The Fight for Democracy é o filme perfeito para se assistir nesse momento de conturbadas eleições nos Estados Unidos. O documentário analisa a forma com a qual os EUA historicamente coloca barreiras para que os grupos mais pobres e as minorias, geralmente negros, indígenas e imigrantes, não consigam exercer seu direito fundamental e constitucional ao voto. Através do episódio lamentável onde a candidata democrata Stacey Abrams teve a eleição para o governo do estado da Geórgia retirada dela, o filme examina as estratégias de grupos poderosos para criar obstáculos e suprimir votos para vencer eleições e continuar no poder.

Que os Estados Unidos, país que adora se autoproclamar o maior defensor da democracia que existe, tem uma incrível tradição antidemocrática enraizada na sua história, talvez não seja uma novidade para muitos. Mas que os governantes de lá (principalmente os republicanos) usam todo tipo de artifício para impedir que seus cidadãos exerçam essa tão adorada democracia, talvez seja algo desconhecido daqueles que não costumam navegar pelos mares revoltos da política estadunidense. All In faz um bom trabalho de conscientização ao trazer tudo isso à tona e ao detalhar a história de supressão de votos nos EUA. Mas o maior acerto do filme é fazer isso do ponto de vista de Stacey Abrams, uma mulher negra e de origem humilde que é um dos maiores exemplos da injustiça política no país.

Nota 9!

All In, apesar de extremamente importante para entender a política dos EUA, é aquele tipo de documentário que vai deixar você com muita angústia e indignado com o sistema racista e excludente daquela país, então se prepare. O documentário está disponível na Amazon Prime Video.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: