ASCENSION – 2021

Filmado na China, Ascension (Ascensão, no título em português do Brasil e 登楼叹 em chinês) é um documentário estadunidense de 2021 dirigido e produzido por Jessica Kingdon. Ele segue a busca do sonho chinês através das classes sociais que se desenvolvem no país, priorizando a produtividade e a inovação enquanto se adaptam às novas relações de trabalho ocidentais que se tornam cada vez mais comuns no Leste Asiático. O filme teve sua estreia mundial no Tribeca Film Festival em 12 de junho de 2021, onde ganhou o prêmio de Melhor Documentário. Aclamado pela crítica, Ascension também foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário nesse ano.

O filme viaja por diversos cenários e regiões chinesas onde a diretora foca em documentar os efeitos do capitalismo nos indivíduos de diferentes classes sociais. Com imagens estonteantes e cenas que chegam muitas vezes a chocar, Ascension consegue nos transformar para um universo desconhecido por aqueles que nunca tiveram a chance de testemunhar algumas práticas da cultura chinesa atual. Mesmo aqueles que vêm acompanhando o crescimento gigantesco da economia do país nas últimas décadas vão se surpreender com algumas práticas e costumes profissionais exibidos no filme e em como a cultura do consumo tem se tornado parte integral de um país que a cada dia inclui novos participantes na rede de capitalismo global.

E como não poderia deixar de ser, Ascension também foca em como os chineses também são cada vez mais seduzidos pelos influenciadores digitais. Vivemos na era dos fãs, e isso fica bem claro numa das sequências mais inspiradas do documentário. Aos poucos percebemos que o filme não nos mostra nada de novo. Praticamente todas as situações representadas no filme podem ser encontradas nos países ocidentais, em maior ou menor grau. Talvez o meu espanto esteja mais relacionado ao fato de que o capitalismo consiga exportar e universalizar hábitos e comportamentos tão prejudiciais ao redor do mundo, e essa é provavelmente a mensagem principal de Ascension.

Nota 8.

No momento da publicação deste artigo, Ascension está disponível nas plataformas de streaming do Paramount+ e do Now. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Um comentário em “ASCENSION – 2021

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: