BOYS STATE – 2020

This image has an empty alt attribute; its file name is image-16.png

Neste filme dirigido pelos cineastas Amanda McBaine e Jesse Moss acompanhamos a história de quatro jovens num evento anual chamado Boys State, feito para simular a democracia dos Estados Unidos. Se trata de um instigante documentário onde mergulhamos nesse experimento incomum com cerca de mil garotos de 17 anos do Texas que se unem para construir um governo representativo do zero. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2020, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri da Competição de Documentários dos EUA. Ele foi lançado no Apple TV+ numa parceria entre a A24 e a Apple. Nesse programa anual de liderança e cidadania, os jovens conseguem experimentar o que significa fazer parte de uma sociedade democrática, e acabam percebendo que nem tudo são flores nesse universo. Ainda mais quando eles precisam se unir para construir um governo representativo desde o início, vindo de todas as diferentes origens políticas, enfrentando desafios de organização de partidos políticos, consenso e campanha para o mais alto cargo do Boys State: governador do Texas. Inspirador e angustiante ao mesmo tempo!

No documentário, acompanhamos quatro jovens envolvidos na política do evento e também temos a chance de conhecer um pouco de suas vidas fora do Boys State e suas motivações para estarem envolvidos com esse treinamento para a vida real. É muito interessante perceber como alguns desses jovens representam tudo o que há de errado na política atual dos Estados Unidos, e gostaria que o documentário não tivesse pegado tão leve com esses jovens desprezíveis. Ainda assim, o filme faz um bom trabalho para trazer à tona questões da nossa política que nem sempre percebemos e que nesse cenário de “mentira” são ainda mais evidenciadas. Chega a ser assustador imaginar alguns desses rapazes alcançando cargos públicos no futuro. Mas ao mesmo tempo, nos deparamos com jovens incríveis e cheios de boas ideias que representam uma pequena esperança de que o futuro pode ser menos pior.

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, Boys State está disponível para streaming na AppleTV+. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Um comentário em “BOYS STATE – 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: