Os Melhores Filmes LGBTQ+ de 2020

A cada ano que passa, mais e mais histórias LGBTQ+ chegam às telas do cinema (ou aos serviços de streaming), trazendo mais diversidade às nossas vidas e narrativas incríveis inspiradas em pessoas de universos que nem sempre temos acesso. E esses filmes incríveis merecem nosso reconhecimento e nossa atenção, por isso separei uma lista com os 10 melhores filmes LGBTQ+ lançados na temporada 2019/2020 que eu consegui assistir no ano passado! Para essa lista, considero como um filme LGBTQ+ toda obra que traga uma pessoas LGBTQ+ como protagonista!

10 – Ammonite

Do diretor britânico Francis Lee, conhecido pela direção do ótimo Reino de Deus (God’s Own Country), Ammonite é um drama de época que nos leva para o litoral sul da Inglaterra da década de 1840 e conta uma história inspirada em fatos reais de duas mulheres unidas pelo estudo de fósseis e pela solidão. As atuações de Kate Winslet, como Mary, e de Saoirse Ronan, como Charlotte, são incríveis, e as cenas de sexo entre as duas são de uma beleza ímpar. Clique em Ammonite para ler mais sobre o filme e saber onde ele está disponível!

9 – Uncle Frank

Dirigido e escrito pelo veterano Alan Ball (das séries True BloodSix Feet Under e roteirista de Beleza Americana), Uncle Frank conta a história de Frank, um homem gay que vive em Nova York com seu parceiro nos anos 1970. A história é narrada pela perspectiva de Beth, sobrinha de Frank que sempre teve muita admiração pelo tio, mas, como todo o resto da sua família, nunca soube da sua sexualidade. Os dois embarcam numa viagem à cidade natal, onde Frank terá que encarar seu passado. Clique em Uncle Frank para ler mais sobre o filme e saber onde ele está disponível.

8 – Lingua Franca

Um filme produzido, dirigido, escrito, editado e protagonizado pela talentosíssima Isabel Sandoval, Lingua Franca é um drama que conta a história de Olivia, uma mulher trans filipina que vive nos Estados Unidos. Para sobreviver e poder ajudar sua família nas Filipinas, Olivia trabalha como cuidadora de uma idosa e tem que navegar os obstáculos de uma pessoa trans e imigrante no mundo de hoje. Clique em Lingua Franca para ler mais sobre o filme e saber onde ele está disponível.

7 – Você Nem Imagina

Você Nem Imagina (The Half of It, no original em inglês) à primeira vista parece mais um daqueles péssimos filmes adolescentes que a Netflix insiste em lançar mensalmente. Mas não é!  O filme narra a história de Ellie Chu (Leah Lewis), uma adolescente sino-americana que a típica garota tímida e inteligente, mas que é invisível na escola. Um certo dia, Paul, um colega, pede que Ellie o ajude a escrever uma carta de amor para Aster, uma das garotas mais bonitas da escola, sem saber que no fundo a própria Ellie também tem um crush pela garota. Clique em Você Nem Imagina para ler mais a respeito.

6 – Seu Nome Gravado Em Mim

Seu Nome Gravado em Mim (刻在你心裡的名字 no original, Your Name Engraved Herein, na versão em inglês), é um drama taiwanês do diretor Kuang-Hui Liu. Premiado em diversos festivais, o filme foi o maior sucesso de bilheteria de Taiwan em 2020, se tornando o filme LGBTQ+ de maior sucesso no país. Sua história se passa, na maior parte, no final da década de 1980, e acompanha a amizade/romance de Chang Jia-han e Wang Po Te (que é apelidado de Birdy), numa escola católica e militarista. Clique em Seu Nome Gravado Em Mim para ler mais a respeito e saber onde assistir.

5 – Monsoon

Um filme super delicado e bonito, Monsoon, do jovem diretor chinês-cambojano Hong Khaou, é também um filme simples e silencioso. Ele conta a história de Kit (vivido pelo ótimo Henry Golding, de Crazy Rich Asians/Podres de Ricos), um jovem de origem vietnamita que vive no Reino Unido desde os seis anos de idade, quando sua família fugiu de Saigon logo após a Guerra do Vietnã, e que volta à sua terra natal para descobrir mais sobre suas origens e sobre si mesmo. Clique em Monsoon para ler mais a respeito e saber onde assistir.

4 – Alguém Avisa? (Happiest Season)

Ainda não me acostumei com esse título em português, mas o filme é maravilhoso! Finalmente uma comédia romântica de final de ano com um casal homoafetivo! Alguém Avisa? (Happiest Season) é um típico filme natalino americano dirigido por Clea DuVall. Estrelado por Kristen Stewart e Mackenzie Davis, o filme narra os acontecimentos de um final de ano em que Harper (Davis) convida sua namorada, Abby (Stewart) para passar o natal com a sua família que, por sua vez, não sabe que elas são um casal! Clique em Alguém Avisa? para ler mais a respeito e saber onde assistir.

3 – Kajillionaire

O filme perfeito para quem gosta de personagens bizarros em situações inusitadas, Kajillionaire é uma obra escrita e dirigida pela americana Miranda July. O filme fala de família e de afeto de uma forma única e é protagonizado pela ótima Evan Rachel Wood no papel de Old Dolio , uma garota de 26 anos que nunca recebeu afeto dos pais. A família é extremamente pobre e vive de golpes para sobreviver, mas num desses golpes a garota conhece uma pessoa que vai mudar sua vida! Clique em Kajillionaire para ler mais a respeito e saber onde assistir.

2 – House of Hummingbird

Esse filme quando não encontrou na lista porque ele menciona o universo LGBTQ+ de forma tão sutil que quase passa despercebido. Mas esse também é um dos méritos do filme, nos mostrar como esse universo é parte do nosso mundo. O filme de estreia da diretora sul-coreana Kim Bora é triunfal! É uma linda história de “coming of age”, de amadurecimento, que em partes se baseia na vida da própria diretora. No filme, Eunhee é um menina de 14 anos solitária e que se sente excluída, tanto em casa quanto na escola, e navega pela vida a procura de sentido. Clique em House of Hummingbird para saber mais!

1 – E Então Nós Dançamos

Quem acompanha o site já sabe o quanto eu amei esse filme da Geórgia. E Então Nós Dançamos (And Then We Danced) conta a história de um dançarino que faz parte de um grupo de dança nacional georgiano. Ele pertence a uma família pobre e espera que a dança lhe traga um futuro promissor e uma carreira de sucesso. Mas tudo muda com a chegada de um novo aluno que demonstra ter ainda mais habilidade com a dança e pode inclusive roubar ser lugar no grupo. Clique em E Então Nós Dançamos para saber mais!

Menções honrosas: há muitos outros filmes de histórias LGBTQ+ que não couberam nessa lista, entre eles, vale destacar o maravilhoso The Boys in the Band, com um elenco completamente composto por homens gays, o francês Nós Duas (Deux), que fala de um romance entre vizinhas aposentadas, os chilenos Ema e Os Fortes (Los Fuertes) e o brasileiro Meu Nome é Bagdá. Além desses, 2020 também trouxe filmes ótimos em que há personagens secundários LGBTQ+ relevantes, como Unpregnant, Saint Frances, Freaky e The 40-Year-Old Version.


Já que tá aqui, por que não aproveita pra conhecer outros filmes incríveis? Se joga!

4 comentários em “Os Melhores Filmes LGBTQ+ de 2020

Adicione o seu

  1. Querido, parabéns pela lista e pelos posts. Uma observação, qdo vc escreveu “clique em Monsoon para…” o link leva para outro filme.
    Grde abraço e um ótimo 2021

    Curtir

  2. Já começou o ano com tudo, hein, Diogo? Excelente lista, como sempre.

    Os que não vi já foram pra watchlist. Além de “And Then We Danced”, adoro “Monsoon”. É um filme que expressa muito através dos silêncios. Não sou um estrangeiro no meu país natal, mas bateu muito a identificação com o protagonista. E Henry Golding ❤

    Que 2021 nos traga muitos mais filmes ótimos e que seu blog continue por vários anos (ou até você cansar haha).

    Curtir

  3. obrigado por me convencer a ver Ellie Chu e todo o drama adolescente da escola dela,

    mais obrigado ainda, pois além de todo relacionamento com todas as outras artes que envolvem o filme, como literatura e musica e arte, pqp…
    a frase dela sobre amor é inspiradora!

    Obrigado!

    “Love is being willing to ruin your good painting
    For the chance at a great one.”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: