HOUSE OF HUMMINGBIRD – 2018

O filme de estreia da diretora sul-coreana Kim Bora é triunfal! House of Hummingbird (que ainda não tem nome oficial em português, e no original em coreano se chama 벌새Beol-sae, que significa “beija-flor”). É uma linda história de “coming of age”, de amadurecimento, que em partes se baseia na vida da própria diretora. Na história do filme, que tem início em 1994, acompanhamos Eunhee (vivida por uam incrível Park Ji-hu), que é um menina de 14 anos solitária e que se sente excluída, tanto em casa quanto na escola. Ela tem uma melhor amiga e um namoradinho, mas ainda assim, segue pela vida em modo automático, navegando de forma distraída pelos eventos a sua volta. Tudo muda quando uma nova professora de chinês surge (interpretada por uma excelente Kim Sae-byuk) e ela é diferente de todas as pessoas que ela já conheceu na vida. E é assim que a vida de Eunhee ganha novos contornos e novos significados.

O que faz de House of Hummingbird um filme único e tão forte é o seu apego aos detalhes e a forma como a qual a diretora consegue nos transportar para o universo da protagonista. É um filme contemplativo e longo, mas que ao mesmo tempo é dinâmico e repleto de nuances. A vida de Eunhee segue nos anos 1990, quando a Coreia do Sul passa por uma modernização rápida que deixa marcas em seus habitantes, e essa pano de fundo nos ajuda a entender os caminhos que a própria garota segue, quase tão automaticamente quando a expansão urbana e imobiliária de Seul. Além disso tudo, o filme consegue fazer com que a vida de Eunhee se reflita nas nossas vidas. É possível sentir honestidade e verdade na personagem, assim como é fácil simpatizar e se identificar com ela, porque, além de um roteiro muitíssimo bem escrito, a personagem é muito bem interpretada pela jovem atriz Park Ji-hu. Percebemos que seus dramas são reais e profundos.

Nota 10!

Apesar de ser sindo lançado em 2018 na Coreia do Sul, país da diretora Kim Bora, o filme só ganhou o mundo no decorrer de 2019 e chegou aos Estados Unidos em 2020, por isso só agora ele começa a ficar disponível para assistir. Por enquanto ele não está nas plataformas de streaming ou de aluguel no Brasil, apenas em sites de compartilhamento.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: