I CARRY YOU WITH ME – 2020

Um filme que mistura ficção e realidade, I Carry You With Me (também conhecido pelo título em espanhol, Te llevo conmigo, e em português Levo Você Comigo) é um lindo drama que conta a história real de Iván e Gerardo. Ainda jovens, os rapazes se conhecem numa festa LGBTQ+ no México e logo se apaixonam. Iván (vivido por um ótimo Armando Espitia) é pobre e tem um filho pequeno com a ex-esposa, ele sonha em ser cozinheiro, mas não consegue encontrar um emprego na área e vive de bicos. Já Gerardo (interpretado por um sólido ) vem de uma família rica e influente do interior, mas nem por isso teve uma vida fácil e sempre foi muito repreendido pelo pai por ser gay. A história então acompanha a tentativa do casal de viver seu amor enquanto precisam lutar contra os obstáculos que estão por toda parte através de décadas de suas vidas. Inclusive, as versões mais velhas dos personagens são interpretadas pelos próprios Iván e Gerardo da vida real!

A diretora do filme, Heidi Ewing, é mais conhecida pela produção e direção de documentários, e I Carry You With Me é o primeiro filme de ficção da cineasta. Ainda assim, é uma ficção baseada na história real desse corajoso casal, de quem Heidi é amiga próxima. E essa ligação com o universo dos documentários é fácil de ser identificada nesse filme, não só pelo fato de que temos pessoas reais interpretando suas versões fictícias, mas também pelo trabalho de câmera que acompanha a narrativa do começo ao fim. Esse trabalho, por sinal, é fabuloso e traz uma atmosfera etérea ao filme, como se as cenas fossem memórias distantes recuperadas pela lente da câmera. Algumas partes do filme são um pouco arrastadas, ainda assim – há diversos flashbacks e alguns sequências que parecem extra e que não contribuem muito para a história do filme no geral. De qualquer forma, o roteiro é bem trabalhado e mostra de forma criativa a luta de imigrantes que buscam melhores oportunidades de vida em outros países. A decisão de misturar ficção e realidade aqui, mesmo que mude completamente o tom do filme em alguns momentos, é corajosa e deixa claro que a história do casal está em andamento, e que a luta que travam contra a nossa problemática sociedade está longe de terminar.

Nota 9!

No momento, I Carry You With Me está disponível nas plataformas de aluguel do Google Play, iTunes e Microsoft. Clique em Letterboxd para conhecer detalhes e outras opiniões sobre o filme; e clique em JustWatch para conferir onde ele está disponível no seu país!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: