CAPERNAUM – 2018

Capernaum é um filme libanês sobre o que acontece no mundo e não chega aos nossos noticiários. Sobre a dor e a miséria de milhões de pessoas que têm seus pedidos de socorro ignorados. Os primeiros minutos do filme mostram Zain, um garoto de 12 anos, num tribunal, onde ele é acusado de esfaquear um homem e onde ele também expressa a vontade de processar seus próprios pais por terem o colocado no mundo. E assim o filme volta no tempo para nos contar como fomos parar nesse tribunal. A história de Zain é contada desde quando ele vivia um bairro pobre de Beirute, capital do Líbano, e sonhava em fugir de casa com a sua irmã de 11 anos, com medo que ela fosse oferecida para um casamento com um adulto assim que ela tivesse a sua primeira menstruação. E acompanhamos a luta de Zain para sobreviver num ambiente hostil e injusto para qualquer pessoa sem dinheiro, ainda mais se esse pessoa for uma criança. Acompanhamos a trajetória do menino, incluindo seu encontro com Rahil/Tigest, uma imigrante ilegal vinda da Etiópia com seu filho bebê.

Capernaum mostra uma realidade que não estamos acostumados a ver: a de que os países que mais sofrem com as crises migratórias não são a Alemanha, a França, ou os EUA, mas sim os países pobres. O Líbano, por exemplo, é o destino de milhares de imigrantes africanos e da Síria, fugindo de guerras e da miséria. Assim, a diretora libanesa Nadine Labaki mostra, através da história de Zain e de quem ele encontra em sua jornada, que a realidade de várias pessoas ao redor do mundo é uma luta diária pela vida. O filme choca pelo realismo, inclusive pelo fato da diretora ter escolhido pessoas de comunidades carentes e imigrantes para atuarem no filme. E o resultado é uma história tocante e desesperadora, mas também uma mensagem que precisa ser passada adiante.

Nota 10!

Capernaum é o filme de língua árabe com a maior bilheteria de todos os tempos e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ele está disponível na HBO Go, na Microsoft Store, no Looke, no iTunes e no Google Play!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: