FINCH – 2021

O mais novo filme da Apple TV+, Finch é uma ficção científica pós-apocalíptica cheia de drama. Dirigido por Miguel Sapochnik e escrito por Ivor Powell e Craig Luck, o filme é protagonizado por ninguém menos que Tom Hanks no papel de Finch, um homem que vive isolado num futuro onde a vida na maior parte do planeta se tornou insustentável. As duas únicas companhias de Finch são o cãozinho Goodyear e o pequeno robô ajudante Dewey. Sentindo que seus dias de vida estão contados, Finch, que é um engenheiro de robótica, decide criar um novo robô super inteligente para cuidar do seu adorado cachorro quando Finch não estiver mais na Terra. Assim que finalizado, o robô Jeff precisará de muita dedicação para aprender sobre tudo o que existe no mundo. E é então que, juntos, eles refletirão sobre a vida, a amizade e o que significa ser humano.

Num outro momento da minha vida talvez eu tivesse amado Finch. É um filme fofo, com Tom Hanks sendo o bom e velho Tom Hanks, isolado do mundo como já o vimos antes, carregando um filme nas costas como sabemos que ele pode. Além dessa familiaridade, toda a trama do filme é familiar da mesma forma. A amizade entre o robô e o ser humano que faz o ser humano perceber coisas que nunca tinha percebido, as mesmas divagações sobre um mundo solitário pós-apocalítico, temas genéricos sobre a destruição do planeta que nem levam a sério a verdadeira destruição do planeta que estamos vivendo nos dias atuais, e assim por diante. Finch poderia ser mais contundente e fazer uma crítica ferrenha às forças que estão transformando o planeta num lugar inabitável, mas não, ele escolhe um caminho besta e superficial. É preguiçoso e cansativo, daqueles filmes cuja história você esquece dois minutos depois de assistir. O típico enlatado estadunidense que se orgulha do que é, colocando o hino não-oficial dos Estados Unidos (a música American Pie, desgastada de tanto que é usada em filme porcaria) para tocar diversas vezes durante a história. Uma grande oportunidade perdida.

Nota 4!

No momento da publicação deste artigo, Finch está disponível para streaming na Apple TV+. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: