LICORICE PIZZA – 2021

O mais novo filme de Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza (que mantém o mesmo nome em português) é um coming of age que mistura comédia e drama. Escrito e dirigido por PTA, o filme é um dos sucessos de crítica dessa temporada e foi indicado a diversos prêmios, incluindo ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O filme traz como protagonistas Alana Haim, mais conhecida como cantora (uma das integrantes do trio de irmãs Haim), e Cooper Hoffman, filho do icônico ator Philip Seymour Hoffman, ambos em seus papéis de estreia nos cinemas. O filme nos leva para a Califórnia dos anos 70, onde acompanhamos o jovem de 15 anos, Gary Valentine (Cooper Hoffman), um estudante e ator que conhece a assistente de fotografia Alana (Alana Haim), de 25 anos. O adolescente logo começa a flertar com a jovem, na tentativa de chamá-la para sair, mas encontra muita resistência. Aos poucos, no entanto, Gary e Alana começam a desenvolver um forte amizade e embarcam em diversas aventuras bizarras e inesperadas.

A direção de Paul Thomas Anderson está no seu auge e Licorice Pizza é a prova de que o cineasta é realmente um dos mais talentosos da atualidade. Com um elenco primoroso que entrega atuações incríveis, principalmente a dupla de protagonistas iniciantes, Hoffman e Haim, o filme certamente impressiona de diversas formas. Outros destaques são Bradley Cooper e Benny Safdie em papéis inspirados em pessoas que realmente existiram e que roubam a cena em momentos chave da história. Preciso confessar, contudo, que é difícil superar a diferença de idade dos personagens principais. A atmosfera de romance entre um adolescente de 15 anos e uma mulher de 25 é problemática, para dizer o mínimo, e embora o filme seja cuidadoso na forma de retratar a relação entre Gary e Alana, não há como não sentir um certo desconforto em alguns momentos. O fato do ator Cooper Hoffman ter quase 18 anos na época em que o filme foi gravado (e parecer ainda mais velho) acaba ajudando a contornar essa questão, uma vez que esquecemos que ele interpreta um menino de 15. Por outro lado, as narrativas de Licorice Pizza que envolvem Gary, por mais interessantes e criativas que sejam, acabam parecendo um tanto irrealistas quando percebemos que o personagem em questão tem apenas 15 anos. Mas se você conseguir ignorar a questão da idade do protagonista, o filme é realmente encantador, além de muitíssimo bem feito. Eu, todavia, não consegui ignorar completamente (além de não conseguir ignorar algumas piadas infelizes sobre sotaques japoneses).

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, Licorice Pizza está em cartaz em alguns cinemas e ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: