GRANDE LIBERDADE – 2021

Grande Liberdade (Great Freedom, no título em inglês e cujo nome no original em alemão é Große Freiheit) é um drama dirigido pelo cineasta austríaco Sebastian Meise. Em junho de 2021, o filme foi selecionado para competir na seção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes daquele ano onde ganhou o Prêmio do Júri na categoria, e esse foi apenas um entre os diversos prêmios do filme em festivais ao redor do mundo. Ele também foi selecionado como a entrada austríaca para o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2021, chegando a integrar a pré-lista, mas ficando de fora dos cinco indicados. A obra acompanha a história de Hans (vivido por um excelente Franz Rogowski), um homem gay alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, ficou preso num campo de concentração da Alemanha nazista. Agora, durante o pós-guerra, da mesma forma, Hans é preso várias vezes por ser homossexual. O único relacionamento que ele consegue construir em sua vida é com um dos seus primeiros companheiros de cela, Viktor (interpretado por um ótimo Georg Friedrich), que cumpre uma longa pena por assassinato. Ao longo dos anos, vemos o relacionamento entre eles se desenvolver e se transformar num contexto de incompreensão e sem perspectivas de futuro.

Um drama com todas as letras, Grande Liberdade é um filme difícil que mostra uma realidade dura de algumas décadas atrás e que para muitos ainda é a realidade atual. No caso da Alemanha, onde a história do filme se passa, a homossexualidade só foi descriminalizada em 1968 na Alemanha Ocidental, e em 1969 na Alemanha Oriental. Dessa forma, o filme acaba se tornando um importante registro histórico e uma bela história de perseverança. A direção é cuidadosa e a fotografia é bonita, mesmo que o ambiente prisional onde se passa praticamente todo o filme seja horroroso. E as atuações são muito competentes, por mais que a construção dos personagens deixe de fora algumas características que nos ajudariam a criar uma maior identificação com os protagonistas. No fim das contas, Grande Liberdade se propõe a contar uma história de amor em que a verdadeira emancipação está na conexão entre as pessoas, o que pode parecer, dado o contexto histórico da trama, um pouco frustrante, mas faz sentido dentro narrativa e ajuda a construir uma história de amor convincente.

Nota 7.

No momento da publicação deste artigo, Grande Liberdade está disponível para streaming na Mubi do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Atualmente disponível em:


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: