DESERTO PARTICULAR – 2021

Deserto Particular (que em inglês leva o título de Private Desert) é um filme brasileiro dramático de 2021 dirigido por Aly Muritiba. Ele foi o selecionado para representar o Brasil na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional na 94ª edição do Oscar, mas acabou não recebendo a indicação. Este fato, por sinal, gerou diversas discussões em torno do processo de seleção dos filmes brasileiros para o Oscar pela Academia Brasileira de Cinema, que aconteceu muito tarde e de forma muito apressada. O filme é protagonizado por Antonio Saboia e Pedro Fasanaro, e conta a história de Daniel, um policial de 40 anos que foi suspenso do trabalho e está sob investigação interna por ter cometido um ato de violência. Quando Sara, seu caso de amor na internet, para de responder suas mensagens, ele decide sair de Curitiba onde vive e viajar para o nordeste em busca dela. Ao chegar na cidade de Sobradinho, Daniel espalha a foto de Sara pelo local, mas ninguém parece reconhecer a mulher. A procura continua e aos poucos entendemos qual o sentido dessa busca desenfreada.

O filme de Muritiba é visualmente muito bonito, com cenários grandiosos e um fabuloso uso de cor. Essa foi uma das características que mais me chamou a atenção positivamente em Deserto Particular, que é um drama lento e cheio de boas intenções, mesmo que nem todas elas tragam o resultado desejado. Não posso deixar de apontar meu incômodo com o protagonista da história, no entanto, que é um homem no mínimo problemático e que parece ter cometido um ato de homofobia que lhe tirou o emprego (além de não gostar do fato de que sua irmã esteja namorando outra mulher). O fato desse ser o mocinho da nossa história, mesmo que ele passe por mudanças nos últimos minutos do filme, ainda me deixa desconfortável. Por outro lado, a segunda metade de Deserto Particular muda o foco, como se trouxesse à tona uma nova protagonista, o que é bem-vindo e revigorante para a narrativa como um todo, e adoraria que essa mudança de foco tivesse acontecido ainda mais no começo do filme, por sinal. Por fim, o drama se esforça para criar metáforas e tenta trazer um texto profundo, algo que funciona algumas vezes, trazendo um resultado irregular, mas ainda assim interessante de se assistir.

Nota 6.

No momento da publicação deste artigo, Deserto Particular está disponível para streaming na HBO Max. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: